PSTU-PE

Nesse dia 2 de junho de 2023 completaram-se 3 anos da morte de Miguel, uma criança de 5 anos que foi abandonada pela patroa da sua mãe. Sari Corte Real, a patroa, deixou a criança sozinha no elevador de um prédio de luxo no centro de Recife, e ainda apertou o botão do elevador para a cobertura do prédio, onde Miguel, à procura de sua mãe, acabou caindo e morrendo.

Essa tragédia denuncia o racismo e todas as suas nuances, pois Mirtes trabalhava em plena pandemia quando o fato aconteceu. A patroa deveria ficar com a criança enquanto a mãe, Mirtes, levava os cachorros da patroa para passear.  Era época de pandemia, mas Mirtes não foi dispensada do trabalho.

Passados 3 anos, Sari Corte Real, uma mulher branca, esposa do ex-prefeito de Tamandaré, continua impune, gozando de sua liberdade e dos bens adquiridos com a exploração de trabalhadores. Inclusive o pagamento do salário de Mirtes se dava através do desvio de recursos da prefeitura de Tamandaré, que também nada sofreu. A justiça racista permite que Sari continue em liberdade, enquanto Mirtes continua incansável na luta por justiça!

Desde o ocorrido, os movimentos sociais e feministas realizam atos públicos e, junto com Mirtes, se somam à sua dor e clamam por justiça. O MML (Movimento Mulheres em Luta) esteve presente no ato do dia 2 se solidarizando com Mirtes, exigindo justiça por Miguel e denunciando todas as mortes de crianças negras vítimas do racismo e do capitalismo, com seus déficits de creches, escolas sucateadas, hospitais sem leitos para crianças.

Recentemente, aqui na capital, um abrigo pegou fogo e 4 crianças morreram. O caso foi tratado como simples acidente e ninguém foi responsabilizado. Meios de comunicação da cidade chegaram a fazer campanha de doação para o abrigo ignorando o abandono ao qual estavam submetidas as crianças e sua cuidadora, que morreu no incêndio. Essa é uma sociedade que não protege suas crianças.

Exigimos justiça por Miguel, que Sari pague pelo crime, e que essa luta seja exemplo para tantas outras que continuam acontecendo no país.

Leia também

Entrevista: “A justiça é leve para os ricos e pesada para o pobre”