CSP Conlutas

Central Sindical e Popular

Na última semana, a Ocupação dos Queixadas entrou em situação de alerta máximo! A qualquer momento pode sair uma decisão do juiz sobre o despejo. O processo voltou a se movimentar, depois de ter ficado suspenso pela luta da campanha Despejo Zero.

O Ministério Público pediu que seja feito o despejo das 100 famílias no dia 3 de maio, ignorando a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de que os processos de reintegração de posse passem antes por inspeção judicial e por uma audiência de mediação, que em casos do Estado de São Paulo, devem ser feitas pelo GAORP (Tribunal de Justiça de SP).

Filiado à CSP-Conlutas, o movimento Luta Popular retomou a campanha de mobilização e de solidariedade. É inadmissível que as famílias simplesmente vão para o olho da rua! A prefeitura deve garantir alternativas e evitar que mais uma tragédia aconteça na cidade de Cajamar (SP).

Sobre os Queixadas

A Ocupação dos Queixadas completou três anos em julho de 2022. O que antes era um terreno abandonado, sem qualquer uso social, agora abriga mais de 100 famílias e possui biblioteca, barracão, horta comunitária e espaço para aulas de reforço para os jovens.

Em outubro de 2021, foi concedida pela justiça a ordem de despejo. Desde então, a comunidade tinha o respaldo da ADPF 828, emitida pelo STF em função da grave crise causada pela pandemia, que proíbe remoções.

Queixadas ficam!

A CSP-Conlutas reitera seu apoio à luta por moradia no país e a todos e todas que estão na linha de frente dessa luta justa. As ocupações são fruto da necessidade que milhares de famílias de trabalhadores enfrentam, sem qualquer ajuda do poder público.

Além disso, como afirma o Luta Popular, as ocupações são uma experiência do povo se auto-organizar e lutar por tudo que precisam para garantir vida digna. Por sua vez, o estado continua a servir apenas empresários, latifundiários e empreiteiras, sem garantir qualquer alternativa à população!

DESPEJO ZERO!
PREFEITO DANILO JOAN, NÃO LAVE AS MÃOS PRA SITUAÇÃO DAS FAMÍLIAS!
QUEIXADAS TEM DIREITO À MORADIA DIGNA!