Policia Militar prende sindicalistas em greve na Embraer
Redação

Depois de reprimir mobilização dos trabalhadores da Embraer, em São José dos Campos (SP), PM prende dirigente sindical José Dantas Sobrinho e outro militante.

Os operários da Embraer aprovaram greve por tempo indeterminado, na manhã de hoje, por aumento de salário.

Nota oficial do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (SP) 

PM agride e prende dirigente sindical e ativista durante paralisação na Embraer. Liberdade, já!

Mais um exemplo da repressão da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da direção da Embraer durante um movimento legítimo dos trabalhadores na portaria da fabricante de aviões, nesta terça-feira (3).

Durante a mobilização relativa à Campanha Salarial deste ano, o dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região José Dantas Sobrinho e o militante do movimento por moradia Luta Popular Ederlando Carlos da Silva foram agredidos e presos arbitrariamente por policiais militares.

A prisão ocorreu no momento em que a assembleia dos trabalhadores do segundo turno aprovava uma paralisação parcial para exigir aumento real de salário e manutenção dos direitos.

A PM, que deslocou dez viaturas para a portaria da Embraer, levou o dirigente sindical e o ativista para a delegacia da Polícia Federal, na região central de São José dos Campos.

No estacionamento da PF, Dantas e Silva foram mantidos trancados nas viaturas por mais de uma hora, numa ação que buscava torturar os militantes.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região e a CSP-Conlutas exigem a libertação imediata de José Dantas Sobrinho e Ederlando Carlos da Silva e pede a solidariedade de todo o movimento sindical. Lutar não é crime!

São José dos Campos, 3 de outubro de 2023.

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (filiado à CSP-Conlutas)