Incêndio na Linha 9, privatizada
PSTU-SP

Na véspera e no dia da greve unificada contra as privatizações, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que as linhas privatizadas do Metrô e da CPTM “não fariam greve, funcionariam normalmente”.

Usou o argumento para defender a privatização e atacar os trabalhadores em greve. Mas o discurso caiu por terra antes mesmo do fim deste dia 3, quando a Linha 9-Esmeralda, da CPTM, foi paralisada por “falha elétrica”. Justamente a que o governador elogiou por ser uma das únicas que não paralisaria.

Nenhuma novidade. As falhas e as paralisações por problemas técnicos são um problema cotidiano para quem depende do transporte público, especialmente, das linhas 8 e 9, administradas pela Via Mobilidade. Depois de privatizada, as falhas aumentaram 10 vezes mais e o descaso foi tanto que o Ministério Público chegou a questionar a concessão e cobrar do governador que tomasse providência. Mas ele não só não resolveu o problema como, agora, insiste em privatizar o restante.

As concessões e as terceirizações prejudicam a população pobre e trabalhadora, piora e encarece os serviços. Transforma um direito em mercadoria e enche os bolsos dos bilionários. É contra isso que está sendo realizada a greve unificada dos trabalhadores da CPTM, Metrô e Sabesp.

É evidente que é uma greve política em defesa dos interesses da população mais pobre e trabalhadora. Assim como é política a decisão do governador de insistir na entrega dos serviços pra os empresários lucrarem às custas da exploração da população.

Todo apoio à greve!

Chega dos bilionários lucrarem às custas dos trabalhadores!

Reestatização de todas as linhas privatizadas controladas por quem trabalha e quem usa!

Plebiscito popular contra a privatização!