Rede Municipal de Educação em greve em Duque de Caxias

O atual prefeito, Wilson Reis, segue a mesma cartilha de seu sobrinho Washington Reis. É bom lembrar que foi na gestão de Washington Reis que a categoria sofreu um dos seus maiores ataques.

O projeto, apresentado pelo então prefeito na época Washington Reis, foi aprovado pela maioria dos vereadores, atacando duramente o plano de carreira da categoria, rebaixando salários e direitos conquistados a duras penas.

A rede municipal é extremamente sucateada, com falta de produtos primários como de limpeza e higiene. Há anos não se faz concurso, e a forma de suprir a carência tem sido com contratos precarizados. Existem unidades que funcionam praticamente apenas com terceirizados.

Não bastasse a falta de condições no trabalho, o prefeito Wilson Reis se nega a conceder o reajuste aos trabalhadores e às trabalhadoras da educação. Sequer recebe o sindicato. Não tem o menor respeito pelos educadores da cidade.

Na cidade, não é novidade para ninguém que quem continua governando é o Washington Reis, que está inelegível e foi proibido de ocupar secretarias no governo de Cláudio Castro pela justiça. Ele é um aliado de primeira linha de Bolsonaro e seus filhos, que elegeram os professores como seus inimigos.

Os profissionais da educação em Duque de Caxias têm realizado mobilizações e já ocuparam o prédio da prefeitura. Eles paralisaram a rodovia Washington Luís e, na sexta-feira (2), ocuparam a Secretaria de Educação.

Para melhorar a educação, é preciso revogar o Novo Ensino Médio e o Arcabouço Fiscal

Além dos ataques mais específicos, é necessário que se incorpore à luta o Arcabouço Fiscal apresentado pelo governo Lula ao Congresso Nacional, que tornou o que já era ruim ainda pior. O Arcabouço Fiscal é uma dura medida de austeridade que se choca diretamente com o interesse da classe trabalhadora, pois irá retirar dinheiro da educação, da saúde e de outas áreas sociais para garantir o pagamento aos banqueiros e rentistas.

Apesar da exigência de profissionais da educação e dos estudantes do país inteiro, Lula já disse que não irá revogar o Novo Ensino Médio, outro duro ataque à educação do país.

É evidente que a melhora das condições de vida da classe trabalhadora não virá do Planalto nem do Congresso Nacional. Os profissionais da educação de Duque de Caxias têm mostrado o caminho: será através de nossa luta direta a única forma de melhorar nossas vidas.

A luta não é apenas uma luta contra os governos municipal, estadual e federal. A luta é contra o sistema econômico e político vigente no Brasil e no mundo, em que uma minoria de super-ricos tem de tudo enquanto a esmagadora maioria da população não tem nada.

Precisamos construir uma sociedade diferente, em que a riqueza seja daqueles que produzem. isso é o socialismo.

É hora de unificar a lutas dos profissionais da educação da rede municipal com os profissionais da rede estadual, que também estão em greve contra o caloteiro e mentiroso Cláudio Castro.

Nós, do PSTU, nos solidarizamos com a greve dos profissionais de educação de Duque de Caxias e nos somamos na exigência de que esse governo pague o merecido reajuste da categoria.