PSTU Argentina

PSTU Argentina

O salto inflacionário após a desvalorização decidida pelo ministro da Economia, Sergio Massa, depois das eleições, por ordem do Fundo Monetário com o aval dos presidenciáveis Milei e Bullrich, causou desespero nas famílias operárias e populares

Se antes o dinheiro não bastava, agora diretamente não podemos comer, nem comprar medicamentos. Nem falar de aluguel. A carne está inacessível, o pão dobrou de preço.

Por outro lado, as cozinhas comunitárias que se espalham pelos bairros e que reúnem cada vez mais pessoas que vão buscar um prato de comida, recebem cada vez menos alimentos do Estado, no quadro de uma campanha geral contra as organizações de desempregados. As direções sindicais e políticas, a começar pela CGT, não movem um dedo perante esta situação.

O capitalismo nos nega alimentos e os preços disparam, porque os empresários do setor alimentar preferem exportar tudo, mesmo que o povo morra de fome. A Argentina é um país cheio de riquezas, mas que são levadas por um punhado de multinacionais e grandes capitalistas.

Em todo este contexto, estão ocorrendo saques em Mendoza, Córdoba, Neuquén e nos subúrbios de Buenos Aires. Na velocidade com que os fatos estão acontecendo, é possível que, enquanto escrevemos estas linhas, isso se repita em mais regiões do país. Só em Buenos Aires já há mais de 94 detidos.

Pouco importa agora discutir se são ações promovidas por este ou aquele setor. Se são organizados por “oportunistas”. O que ninguém pode negar é que a fome assola os bairros operários e populares, e as pessoas saem em busca de comida como podem.

Por isso propomos à população que se organize, cerque os grandes supermercados, frigoríficos, empresas alimentícias para conseguir os alimentos que necessita. Que se organizem assembleias, que cada ação seja planejada para que o que foi alcançado seja distribuído entre quem precisa e não se aplique a lei da selva. Também será necessário preparar-nos para enfrentar a repressão estatal e privada, defendendo-nos com tudo o que tivermos em mãos. Começando por libertar os detidos por saques

Chamamos também aos trabalhadores destas empresas para que se juntem a estas reivindicações, tirando das mãos dos empresários o que o povo precisa para viver. Vale a pena perguntar-nos: se isto acontecesse nos nossos locais de trabalho, de que lado estaríamos? Do lado daqueles que sofrem as consequências dos ajustes, como as nossas famílias? Ou do lado dos patrões que levam tudo e a quem nada falta?

Temos que nos organizar massivamente em assembleias nos locais de trabalho, bairros e escolas, para organizar uma luta unida e generalizada até que o plano de ajuste seja derrotado. Juntos, trabalhadores empregados e desempregados, por uma lista de reivindicações para sair da miséria. Coordenar a luta em cada localidade, como nos ensinou o povo de Jujuy com sua dignidade.

Nós, socialistas revolucionários, chamamos a lutar junto com a classe operária por um plano de luta para derrotar este ataque brutal, esta guerra que eles declararam contra nós. Com os métodos dos trabalhadores: a assembleia, a greve, o piquete, a mobilização.

Os responsáveis ​​por esta situação são o Fundo Monetário, os empresários especuladores e o governo e a oposição que governam por eles. Massa, Milei e Bullrich são seus funcionários.

São eles ou nós. Temos que expropriar tudo o que eles roubaram.

Seguimos nesta Argentina capitalista que só oferece mais privações a cada dia, ou fazemos o que deve ser feito: uma revolução operária e socialista, por um futuro digno para todos e todas.

Leia também

Argentina: Um primeiro olhar sobre o resultado eleitoral