CSP Conlutas

Central Sindical e Popular

Com uma importante participação presencial e virtual, a plenária nacional dos servidores públicos federais, realizada no último sábado (16), aprovou um calendário de mobilização para intensificar a luta da campanha salarial da categoria e contra a reforma administrativa.

Foi definida uma semana de mobilização de 2 a 7 de outubro, com a indicação de um dia nacional de lutas e paralisações no dia 3 de outubro (veja abaixo a ata na íntegra).

Ao longo da semana, os trabalhadores e trabalhadoras realizarão também uma série de ações como vigílias no Ministério de Gestão e Inovação dos Serviços Públicos e pressão junto aos parlamentares.

Uma nova plenária nacional foi agendada para o dia 7 de outubro, para definir os próximos passos da luta e a possibilidade de uma greve unificada do funcionalismo.

A orientação é que desde já sejam realizadas atividades nos estados (assembleias, reuniões, encontros, etc) para fortalecer a construção do dia 3 de outubro.

Os integrantes da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Fabiano dos Santos e Paulo Barela, e ativistas da central, estiveram presentes na sede do Condsef
(Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal), em Brasília (DF), onde ocorreu a plenária presencial.

A central defendeu a realização de paralisações no dia 3 e a preparação da greve unificada no setor público federal, diante do descaso do governo Lula com os servidores e da volta das articulações para aprovar a PEC 32 e a reforma administrativa.

O presidente da Câmara dos Deputados e líder do centrão, Arthur Lira, tem afirmado que vai recolocar a proposta em tramitação e o ministro da Economia Fernando Haddad também já deu declarações sobre estar disposto a negociar com o Congresso, chegando inclusive a defender que não é preciso a realização de concursos públicos, numa grave ameaça à garantia da prestação de serviços essenciais à população.

O dirigente da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário) Fabiano dos Santos avaliou como muito positiva a forte participação presencial e virtual da plenária e a unificação das entidades do funcionalismo e centrais sindicais.

É preciso uma forte luta em defesa dos serviços públicos e que cobre do governo o respeito ao funcionalismo e a plenária foi importante ao avançar e indicar o dia 3 como dia nacional de luta com indicação de paralisação. Saímos com um calendário e agora precisamos garantir todos os esforços para construir esse processo de mobilização”, declarou.

Paulo Barela também destacou a importância da realização da plenária que apontou um dia de paralisação que precisa ser construído pelas organizações do funcionalismo e centrais sindicais.

Acabamos de realizar o 5° Congresso da CSP-Conlutas onde, entre outros temas, discutimos umcalendário de lutas em defesa dos servidores e dos serviços públicos. Chegamos à conclusão que não é possível manter apenas mesas de negociação sem que haja mobilização, pela base dos servidores públicos federais, sob pena de não haver nenhum avanço no atendimento de nossas reivindicações. E, nesse sentido, a plenária avança ao apontar um dia de luta em que devemos fazer todos os esforços para realizar o máximo de paralisações, onde for possível“, afirmou o dirigente.

Confira as deliberações na íntegra da Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais de 16/9

  • Fortalecer a semana de 2 a 7 de outubro como dia nacional de luta. Atividades:

02/10: Mobilização junto aos parlamentares durante o dia; às 19 horas – live híbrida, com transmissão a partir da sede do ANDES

03/10: Fortalecer o dia nacional de lutas com paralizações;

04/10: mobilização junto aos parlamentares, vigília no MGI exigindo negociação efetiva;

05/10: Vigília no MGI e ações junto aos parlamentares;

07/10: Plenária presencial para a avaliar a semana de luta e definir novos passos.

  • Promover atividades nos Estados para fortalecer o dia 3/10 com atividades nos Estados e em Brasília (assembleias, reuniões, encontros, etc);
  • Fortalecer os FÓRUNS EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO nos estados;
  • Centralidade da campanha salarial junto à luta contra a PEC 32 e qualquer Reforma Administrativa;
  • Construção de Carta ao governo cobrando mudança de postura dos representantes da mesa de negociação nacional;
  • Cobrar por uma nova reunião da mesa de negociação nacional;
  • Fortalecer a luta pelo REVOGAÇO;
  • Fortalecer a articulação das 3 esferas do SERVIÇO PÚBLICO na perspectiva de ações de paralisação e construção de greve do funcionalismo ainda este ano diante dos ataques ao serviço público;
  • Outdoors nos estados;
  • Apoiar a luta nos estados: Plebiscito em São Paulo (Tarcísio) e em Minas (Zema);
  • Apoiar a luta em defesa dos hospitais universitários e seus servidores;
  • Construir o Encontro nacional do serviço público em data a ser definida com entidades;
  • Construir Manifesto/Carta Aberta à população contra a PEC32;
  • Fazer alterações na carta a ser enviada ao MGI (analisar se terá outros destinatários) sobre a falta de efetivas negociações da MNNP;
  • Discutir a construir a Greve Geral dos Servidores Públicos Federais na plenária do dia 7/10.