No momento em que escrevíamos esse texto, a Tropa de Choque reprimia os milhares de manifestantes em frente à Assembleia Legislativa

Os servidores públicos do Paraná são atores de mais um capítulo cuja importância tem dimensões nacionais. Esses trabalhadores estão enfrentando o plano de ajuste do governo tucano encabeçado por Beto Richa do PSDB que, após ter aumentado os impostos e tarifas sobre a população, quer atacar as conquistas e direitos dos servidores. Neste momento, a aposentadoria é o principal alvo do governador.

Entre terça e quarta-feira, o projeto que ataca a Previdência dos servidores será votado na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Ontem (27), por maioria, o governo obteve vitória em primeira sessão. Neste momento, o projeto tramita para ser encaminhado para votação final.

Abaixo a repressão! Pedimos a mais ampla solidariedade de classe
O governo está fazendo uso de toda força policial que dispõe. Todo o efetivo e aparato que foi utilizado de maneira preventiva na ocasião da Copa do Mundo agora é mobilizado para impedir a livre manifestação política dos trabalhadores. A força policial é brutal e absurda! Todo o perímetro dos três poderes paranaense está completamente cercado por mais de mil e duzentos policiais e um aparato policial pronto para a guerra. Estamos falando de blindados, canil, cavalaria, batedores, caminhão de choque, canhão de água etc.

Na noite desta segunda, os companheiros e companheiras que estão no acampamento foram duramente reprimidos pela Tropa de Choque. Estamos falando de professores que educam as crianças e jovens, de servidores da saúde que atendem a população nas unidades de saúde e hospitais, entre outros trabalhadores que prestam serviços essenciais à sociedade.

Na manhã desta terça a Tropa de Choque reprimiu mais uma vez os professores na região do Centro Cívico, com bombas de gás lacrimogêneo e spray pimenta, ferindo inúmeros profissionais da Educação.

Pedimos a mais ampla solidariedade de classe. Temos que denunciar aos quatro cantos o que Beto Richa está fazendo com os trabalhadores aqui no Paraná. Pedimos a divulgação de moções de apoio aos trabalhadores e de repúdio ao governo por todos os meios possíveis. A imprensa operária deve cercar de solidariedade esta luta tão importante para a classe trabalhadora brasileira.

Além disso, todas as greves das categorias já foram criminalizadas, todas consideradas abusivas e ilegais pela Justiça, isso ocorre por que a justiça está ao lado do governo. Ao mesmo tempo, o Poder Legislativo prova mais uma vez que não está ao lado dos trabalhadores, o parlamento e o sistema político são dominados pelos representantes dos capitalistas.

Vencemos uma vez e podemos vencer de novo!
A greve do funcionalismo público de fevereiro mostrou o caminho. A unidade de ação da classe fortaleceu os trabalhadores que conseguiram impedir a votação do “pacotaço” de Beto Richa que, à época, incluía outros ataques além da Previdência. A ALEP foi ocupada por duas vezes, na segunda, mais de 50 mil pessoas derrubaram as grades e furaram o bloqueio da Tropa de Choque. Sob os gritos de palavras de ordem de “Fora Beto Richa”, “Fora Romanelli” e “ou retira ou não sai”. Os deputados foram obrigados a retirar o projeto de pauta e ainda fugir de camburão blindado.

A população está massivamente ao lado dos trabalhadores e o governo não está nada bem na percepção da população. Não temos outra saída senão unir todos os servidores e usar toda a nossa força de mobilização para demonstrar o peso e o apoio que temos na sociedade. Com a mobilização de massas podemos entrar na Assembleia Legislativa para barrar este ataque. Beto pagará um preço político alto por tudo o que está fazendo.

A luta aqui no Paraná deve servir de lição para todos os trabalhadores do país, porque demonstra que o PSDB de Beto e Aécio não são alternativas ao governo de alianças do PT com os partidos burgueses, que também promove ataques e ajustes em nível nacional. Precisamos construir um terceiro campo dos trabalhadores, independente de patrões e partidos burgueses, por um governo dos trabalhadores sem patrões e sem corruptos. Tudo o que estamos assistindo no mundo e no Brasil é a prova viva de que o futuro da humanidade está nas mãos da classe trabalhadora.

Para derrotar o governo, unificar as greves e as lutas dos servidores públicos do Paraná!

Beto Richa, tire as mãos da nossa aposentadoria!

Abaixo a repressão policial! Solidariedade aos trabalhadores em luta!

Desmilitarização da PM já!

Fora Beto Richa e PSDB!

Os capitalistas é que devem pagar pela crise no Brasil! Por um governo dos trabalhadores, sem patrões e sem corruptos!

ACESSE o blog do PSTU-Curitiba