Cleber Rabelo, militante do PSTU, apresentando a edição especial do Opinião Socialista ao trabalhadores da construção civil de Belém (PA) | Foto: PSTU-PA

Roberto Aguiar, Salvador (BA)

A última edição do “Opinião Socialista” foi especial. Trouxemos em nossas páginas desafios colocados para a classe trabalhadora brasileira, após a derrota eleitoral de Bolsonaro.

O PSTU defende que a classe trabalhadora deva seguir as suas lutas no caminho da independência de classe, sem depositar confiança no novo governo de conciliação com a burguesia, construído pelo PT com o apoio do PCdoB, do PSOL e da UP.

A nossa tarefa, desde já, é avançarmos na organização e na mobilização, de forma independente, da classe. E, a partir disso, construirmos uma oposição de esquerda e de classe, tanto para enfrentarmos a extrema-direita, quanto para defendermos nossas reivindicações e construirmos uma alternativa da classe trabalhadora, independente da burguesia.

E foi esse desafio que debatemos com a nossa classe, através da edição especial do “Opinião Socialista”. De Norte a Sul do Brasil, a nossa militância desenvolveu várias atividades com o jornal: piquetes em porta de fábricas; conversas com os operários da construção civil dentro dos canteiros de obras; rodas de conversa; venda nos bairros e em atos públicos.

Veja como foram as atividades:

BELÉM (PA)

Os militantes do PSTU levaram o “Opinião Socialista” às obras da construção civil e realizaram conversas com os operários e operárias sobre os temas em debate no jornal.

Jornal do PSTU sendo apresentado aos operários da construção civil de Belém (PA) | Foto: PSTU-PA

SÃO PAULO (SP)

Militância do PSTU realizou piquetes com o “Opinião Socialista” em fábricas da Zona de Sul da capital paulista.

Piquete com o Opinião Socialista nas fábricas da Zona Sul de São Paulo (SP) | Foto: PSTU-SP

O jornal também foi vendido aos ativistas na Marcha do Dia da Consciência Negra, na Avenida Paulista.

Jornal do PSTU na Marcha do Dia da Consciência Negra na Avenida Paulista, em São Paulo (SP) | Foto: Deyvis Barros

BELO HORIZONTE (MG)

A militância levou a edição especial do jornal a diversas categorias de trabalhadores, em particular à classe operária, a exemplo dos petroleiros, realizando um piquete na Refinaria Gabriel Passos (Regap) da Petrobrás, em Betim, na região metropolitana.

Piquete na Regap/Petrobrás, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) | Foto: PSTU-MG

ABC (SP)

No ABC Paulista, a militância do PSTU realizou piquete com o jornal e conversou com os operários da Mercedes-Benz e da Scania.

Militância do PSTU na porta da Mercedes-Benz com o jornal Opinião Socialista, no ABC Paulista | Foto: PSTU-ABC

FORTALEZA (CE)

Na capital cearense, a militância do PSTU levou a edição especial do jornal para dentro das obras da construção civil. Foram realizadas visitas de apresentação do jornal em diversos canteiros de obras.

Atividade com o jornal do PSTU em obras da construção civil de Fortaleza (CE) | Foto: PSTU-CE

RIO DE JANEIRO (RJ)

A militância realizou piquete com o jornal no Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), também vendeu o “Opinião Socialista” na Marcha da Periferia, no bairro de Madureira, e no Ato de Mulheres, realizado na Cinelândia.

Venda do Opinião Socialista no Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), no Rio de Janeiro (RJ) | Foto: PSTU-RJ

CRICIÚMA (SC)

A militância do PSTU levou o jornal aos operários da MDS Metalúrgica, empresa que produz discos de freio, e conversou com os trabalhadores e trabalhadoras sobre os desafios para 2023 e as lutas que necessitaremos travar.

A militância do PSTU levou o jornal aos operários da MDS Metalúrgica, em Criciúma (SC) | Foto: PSTU-Criciúma