Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

A luta dos trabalhadores da Avibras chegou à LAAD Defence & Security, feira internacional de Defesa e Segurança, que começou nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro (RJ). O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região realizou um protesto em frente ao evento, no Riocentro.

Os trabalhadores estão há seis meses sem salário e também lutam contra a venda da Avibras para grupos estrangeiros. A empresa é uma das participantes da LAAD, considerada a mais importante feira do setor de Defesa na América Latina.

O protesto foi organizado pelo Sindicato para chamar a atenção de autoridades brasileiras e internacionais. Sem receber salários, profissionais especializados, que participam inclusive de programas estratégicos das Forças Armadas Brasileiras, estão sendo obrigados a recorrer a trabalhos informais.

A Avibras possui cerca de 1.400 trabalhadores e produz mísseis, lançadores de foguetes, veículos blindados, bombas inteligentes, sistemas de comunicação por satélite e Veículos Aéreos Não Tripulados. Toda essa tecnologia pode ser transferida para outros países, caso a fábrica seja vendida.

Empresas da Alemanha e Emirados Árabes já demonstraram interesse na aquisição da Avibras, conforme noticiado por parte da imprensa. A venda representará a perda de décadas de conhecimento e colocará sob ameaça a soberania nacional do setor de Defesa.

Esta semana, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, se reuniu com o presidente da Avibras, João Brasil Carvalho Leite. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o ministro pediu ao empresário para que mantenha a empresa sob controle de capital nacional.

O Sindicato defende que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proíba a venda e dê início imediato ao processo de estatização. Uma carta já foi enviada pelo Sindicato ao presidente, aos ministérios da Defesa e do Desenvolvimento e ao Comando do Exército Brasileiro, com pedido de reunião para discussão sobre o futuro da Avibras e dos trabalhadores.

 

A direção da própria Avibras já confirmou, em nota oficial, que está em busca de investimentos diretos de empresas estratégicas.

O Governo Federal precisa agir imediatamente para fazer da Avibras uma empresa estatal, controlada pelos trabalhadores e a serviço dos interesses do Brasil. É precisa também tomar medidas urgentes para que os funcionários voltem a receber seus salários e direitos. Não é possível continuar nessa situação. Estamos falando de uma das mais importantes indústrias do país”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Leia também

Venda da Avibras para empresas estrangeiras é ataque à soberania nacional