Além da forte e vitoriosa greve unificada dos trabalhadores, na cidade de São Paulo, dos sistemas de metrô e trens e dos serviços de água e esgoto, aos quais se juntaram os estudantes da USP, outras greves e mobilizações aconteceram no dia 3 de outubro em vários lugares do Brasil, dando o tom de um dia nacional de lutas contra as privatizações, em defesa das estatais e dos serviços públicos. 

REGIÃO NORTE

No Pará, foram realizados atos públicos em Belém. Pela manhã, houve um ato em frente ao prédio da Receita Federal, organizado pelos servidores públicos que estão na luta contra a Reforma Administrativa, por reajuste salarial e em defesa dos serviços públicos.

À tarde, foi realizado um ato em frente à sede da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), no bairro de São Brás, contra a privatização da estatal pelo governador Helder Barbalho (MDB).

Em Macapá, capital do Amapá, aconteceu um ato unitário dos servidores públicos municipais, estaduais e federais, na Assembleia Legislativa, contra a Reforma Administrativa e em defesa dos serviços públicos.

No Amazonas, os estudantes do Coletivo Rebeldia realizaram panfletagem na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus.

REGIÃO NORDESTE

Em São Luís, capital do Maranhão, protestos foram realizados nas universidades estadual e federal e, também, no Instituto Federal, no campus Monte Castelo.

No Piauí, protestos foram realizados nas universidades federal e estadual, e no Instituto Federal. Os servidores públicos municipais de Teresina, em greve, também protestaram.

 

No Ceará, aconteceu um ato unificado dos servidores públicos, na Praça da Bandeira, no centro de Fortaleza, contra a PEC 32, que regulamenta a Reforma Administrativa, e os demais ataques a estes setores. 

Em Pernambuco, a mobilização unificada entre servidores públicos federais e estudantes aconteceu na Universidade Federal, em Recife.

Na Bahia, também teve unidade entre os estudantes e servidores públicos de diversas categorias, em um ato público realizado em frente à reitoria da universidade federal, em Salvador.  

CENTRO-OESTE

No Distrito Federal foram realizados dois protestos pelos servidores públicos federais. O primeiro, pela manhã, em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. À tarde, o ato foi em frente ao Ministério do Planejamento.

SUDESTE

No Rio de Janeiro, um grande ato público ocupou as ruas da capital fluminense. O ato, realizado no dia em que a Petrobrás completava 70 anos, tinha como pauta central a luta contra as privatizações e pela reestatização das empresas estatais privatizadas, como a Eletrobrás. O grito em defesa da Petrobrás 100% estatal, sob o controle dos trabalhadores, ganhou destaque. Os servidores públicos participaram do ato e levantaram a bandeira em defesa dos serviços públicos e contra a Reforma Administrativa. A juventude universitária pautou a luta em defesa da Educação pública e destacou a greve dos estudantes da USP.

Em São Paulo, aconteceram atividades dos servidores públicos federais na capital e na cidade de Araraquara, em defesa dos servidos públicos. Em São José dos Campos, os operários da Embraer realizaram greve por reajuste salarial e por mais direitos. A greve foi violentamente reprimida pela polícia e dois ativistas foram arbitrariamente presos.

Em Minas Gerais, entidades sindicais e movimentos sociais de Belo Horizonte realizaram um ato público na Praça Sete, em defesa dos serviços públicos e contra as privatizações de Lula (PT) e do governador Zema (Novo).

SUL

No Rio Grande do Sul, os metroviários realizaram um café da manhã para dialogar com os usuários do modal (nome dado ao sistema de transporte local). O metrô da capital gaúcha está na lista de privatizações do governo Lula (PT). O objetivo do café foi dialogar e chamar a população a defender um Metrô 100% público e estatal, sob o controle dos trabalhadores.