Neste 4 de agosto, foi divulgado o resultado da nova pesquisa CNI/Ibope, que apresentou um novo crescimento das intenções de voto em Heloísa Helena, de três pontos percentuais. Desta vez, a candidata da Frente de Esquerda aparece com 11%, sendo que na pesquisa anterior, divulgada em 25 de julho, ela aparecia com 8%. Em junho, o mesmo Ibope indicava 6% para a candidata.

Além disso, o Ibope aponta Lula com 44% das intenções de voto (o mesmo que na pesquisa de julho) e Alckmin com 25% (que antes aparecia com 27%). Levando-se em conta a margem de erros de dois pontos para cima ou para baixo, apenas Heloísa obteve crescimento de fato.

Com isso, também foi divulgada desta vez uma simulação de segundo turno entre Heloísa e Lula, algo que os institutos nem cogitavam há dois meses atrás. Na simulação, Lula aparece com 53% e Heloísa com 30%.

O Ibope aponta ainda uma expressiva queda na aprovação a Lula, de 60% para 55%, e também na avaliação de seu governo, cujo índice de bom/ótimo foi de 44% para 40%.

Segundo lugar em Alagoas
Outra pesquisa, feita em Alagoas pelo Instituto Sensus, aponta Heloísa Helena como a segunda na preferência dos eleitores do estado da candidata. Na pesquisa estimulada – em que o eleitor escolhe seu candidato em uma lista – Lula aparece com 46,2% das intenções de voto. Em segundo vem Heloísa Helena, com 25,2%. Alckmin vem em terceiro, com 9,7%. A pesquisa foi feita entre os dias 29 e 31 de julho, com mil pessoas de todo o estado.

Heloísa cresce em todas as pesquisas
Não é só no Ibope que aparece o crescimento da candidatura de Heloísa. No dia 18 de julho, o Datafolha havia divulgado também sua pesquisa. Nela, cujo cenário já apontava para uma possível disputa em segundo turno, com 44% para Lula e 28% para Alckmin, Heloísa Helena tinha 10% das intenções de voto. Em junho, Heloísa aparecia com 6% no Datafolha.

Além disso, a pesquisa divulgada pelo Vox Populi em 13 de julho apresenta a mesma dinâmica de crescimento, com Heloísa aparecendo com 5% em junho e 7% em julho. Tanto Datafolha quanto o Vox Populi ainda não divulgaram pesquisas eleitorais em agosto.

O crescimento da candidatura de Heloisa Helena, que representa uma Frente de Esquerda composta por PSOL, PSTU e PCB, tem um significado claro. Ao tomarem conhecimento da existência de uma alternativa que se contrapõe à falsa polarização entre PT e PSDB/PFL, uma parte dos eleitores está optando por esta alternativa.

O povo, que viu a verdadeira face do governo petista, mas que não quer o retorno do tucanato, começa a enxergar uma alternativa na candidatura da Frente de Esquerda. E isso ocorre quando a campanha mal começou. Nos próximos meses, a apresentação da Frente de Esquerda e de um programa que represente as reivindicações dos trabalhadores e dos movimentos sociais do país pode ser decisiva para o avanço da consciência e da mobilização contra os ataques que vêm se aprofundando a cada governo neoliberal.