Publicado originalmente no site da LIT-QI

Há vários meses, o país vive uma grande onda de greves. Só em outubro, houve muitas. Por isso, alguns meios de comunicação falam em strikeober, termo que unifica as palavras em inglês que significam greve (strike) e outubro (october) [1]

Florence Oppen e Alejandro Iturbe

Na verdade, trata-se da continuidade (ou de uma “segunda temporada” ainda mais prolongada) de um processo que já existia em 2020, quando um estudo calculou que, entre o início da pandemia e setembro daquele ano, houve mais de mil greves, é especialmente nos setores de educação, serviços e comércio [2].

Essa onda foi um pouco escondida pelas rebeliões antirracistas que explodiram e se espalharam pelo país após os assassinatos de Breonna Taylor, em março, e de George Floyd, em maio, que colocaram o governo de Donald Trump na parede e provocaram uma crise no regime político como um todo [3].

Precisamente, as eleições presidenciais de novembro passado tiveram como um de seus objetivos tentar canalizar essas lutas para o processo eleitoral, e a campanha de Joe Biden e do Partido Democrata esteve cheia de promessas que visavam resolver a situação econômico-social dos trabalhadores. e as massas, como o aumento do salário mínimo de US $ 7,25 para US $ 15 a hora.

Os trabalhadores tomam o problema em suas próprias mãos

Esta política da burguesia teve certos resultados, pelo menos até agora, face às rebeliões antirracistas, a partir de alguns acontecimentos cosméticos nas forças policiais e na Justiça, como a confissão de culpa do policial que tinha assassinou George Floyd [4].

Porém, por razões muito profundas, que tentaremos enumerar neste artigo, está fracassando em evitar greves e lutas estruturais dos trabalhadores. Ao contrário, a onda de greves deste ano é mais profunda e persistente do que a de 2020, alastrando-se fortemente aos setores privados e, dentro deles, aos trabalhadores da indústria.

Inclui trabalhadores do setor de alimentos, como os da Kellogs e Nabisco (empresas que não enfrentam greves há décadas) e Jon Donaire Desserts; bebidas destiladas (Destilaria Heaven Hill); metal mecânica (Volvo, John Deere, SSP Aerospace, ArcelorMittal); mineiros (Warrior Met Coal); Carpinteiros da área de Seattle; professores e professores; trabalhadores da saúde (vários hospitais e o conglomerado Kaiser Permanente); hotéis (rede Marriot); caminhoneiros, etc.

Na medida em que várias dessas lutas vêm obtendo resultados positivos, o processo se estende a outras fábricas ou centros da mesma empresa ou a outras empresas daquele ramo econômico. “Quanto mais greves são bem-sucedidas, mais greves se seguem, porque os trabalhadores começam a acreditar que podem realmente ganhar algo e estão dispostos a correr o risco de não serem pagos, de perder o emprego”, disse Josh Murray, professor de sociologia da Universidade Vanderbilt .

São greves que vão desde fábricas de 300 ou 400 trabalhadores até os vários milhares envolvidos na Kaiser ou John Deere. Mesmo os mais de 60.000 trabalhadores representados pela IATSE (Aliança Internacional de Funcionários de Palco de Teatro, que inclui figurinistas, maquiadores, operadores de câmera e montadores de palco) votaram, quase unanimemente, por uma greve que teria paralisado a indústria do entretenimento em todo o país. Mas a direção sindical traiu e assinou um acordo com as empresas que aumenta os salários em apenas 3%, menos que a inflação anual [5].

É muito difícil calcular o número total de trabalhadores que estão participando do processo porque “além das greves organizadas, tem havido ondas de trabalhadores deixando o trabalho em postos de trabalho não sindicalizados … em protesto contra condições de trabalho inseguras e baixos salários … “[6].

Há outro fenômeno que pressiona as empresas e favorece a onda de greves: “Em agosto, o Instituto de Estatísticas Trabalhistas informou que um recorde de 4.300.000 americanos deixaram seus empregos, especialmente nos setores de serviços, hotelaria e varejo.” [7]. São aqueles que tinham sido suspensos ou demitidos durante as medidas restritivas devido à pandemia e ao fechamento ou redução de estabelecimentos, muitos dos quais receberam seguro-desemprego. Agora que esses locais de trabalho estão reabrindo ou voltando ao número normal de empregos, esses trabalhadores decidiram não voltar a trabalhar se não receberem maiores salários e melhores condições de trabalho.

No quadro de um aumento da procura, isto provocou uma situação de escassez de mão-de-obra que foi rapidamente percebida pela classe trabalhadora, que, desta forma, se sente mais forte para sair à luta e exigir as suas reivindicações. Uma situação tão profunda e generalizada que Robert Reich (ex-secretário do Trabalho durante o governo do democrata Bill Clinton, em 1993-1997) considerou isso uma “greve geral nacional” [8].

Os motivos das greves

O resumo do citado artigo de Voz de los Trabajadores informa que: “A maior parte dessas greves são de natureza puramente econômica. Envolvem questões de salários, horários, condições de trabalho, empregos e programação”. Este último ponto (programação) refere-se “especificamente ao excesso de horas extras obrigatórias” [9].

Outro ponto que tem gerado lutas é a oposição dos trabalhadores aos esforços dos patrões em implementar dois esquemas contratuais distintos: um para os trabalhadores atuais e outro para os que entram (com menores salários e condições de trabalho). “Eles querem nos dividir e que lutemos uns contra os outros”, afirmam os trabalhadores mais experientes.

No mesmo sentido, uma questão que tem estado presente nessas greves é “a tentativa contínua das empresas, particularmente em certos setores manufatureiros, de opor trabalhadores norte-americanos contra trabalhadores mexicanos …” [10]. Tem sido um fator nas greves na Nabisco e na Kellogg’s. Até mesmo os trabalhadores da fábrica de Burbank da SSP Aerospace expressaram a necessidade de mostrar solidariedade aos trabalhadores mexicanos empregados pela mesma empresa no México.

Um conflito de diferentes características ocorreu no McDonald’s (o maior gigante de fast food do país, com milhares de pontos de venda e centenas de milhares de trabalhadores). Nesta empresa, os trabalhadores não são sindicalizados e muitos deles são menores de idade que realizam estágio, com baixíssimos salários. Em 26 de outubro, “foi realizada uma greve para protestar contra o assédio sexual recorrente no trabalho”, especialmente contra meninas adolescentes, que foram denunciadas em 22 de seus restaurantes. A greve aconteceu “em filiais em pelo menos dez cidades“. Os promotores da medida de força relataram que pretendia “além disso, que a força de trabalho dentro da rede de fast food seja sindicalizada” [11].

Lutas a partir da base

Várias das greves têm um caráter muito ativo (“militantes” como dizem os americanos): são preparadas com antecedência, utilizam o tradicional piquete de manifestantes com cartazes externos à empresa e estão preparadas para durar o tempo necessário. Por exemplo: Dan Osborn, mecânico da Kellogs por 18 anos, declarou: “A greve vai durar o tempo que for preciso. Tudo o que precisamos fazer é aguentar um dia a mais do que a empresa. “

Outra característica de várias delas é que, como aponta o artigo da Voz dos Trabalhadores, eles expressaram “uma luta de base contra a burocracia sindical. Isso ficou particularmente evidente nas greves de carpinteiros na área de Seattle, bem como nas greves da John Deere (membros do UAW) e, no início deste ano, a greve na fábrica de caminhões da Volvo em Dublin, Virgínia (também membros do UAW) ”.

Diante dessa situação, em vários casos a burocracia sindical optou por acompanhar a luta, mas o fez para acabar firmando um acordo com as empresas muito aquém das demandas da base, como aconteceu com os carpinteiros de Seattle. Em outros, traiu diretamente e assinou tal acordo para impedir a greve, como vimos no caso dos trabalhadores da indústria do entretenimento.

A combinação desses elementos – greves que surgem da base, a atitude entreguista ou diretamente traidora de grande parte da burocracia sindical – representam uma experiência importante para os trabalhadores americanos. Enquanto essa onda continuar, ela abre a possibilidade do surgimento de uma camada de ativistas e líderes antiburocráticos. Está aberta a possibilidade de impulsionar uma corrente democrática e combativa no sindicalismo norte-americano e de trabalhar uma proposta nesse sentido.

Lembremos que, em 1935, como resultado do combate às consequências da crise econômica de 1929, formou-se o CIO (sigla em inglês de Congresso das Organizações Industriais), muito mais combativo do que a tradicional e conservadora AFL(sigla em inglês da Federação Americana do Trabalho) . É verdade que posteriormente, no marco do grande crescimento econômico do segundo pós-guerra, o CIO se burocratizou e ambas as organizações acabaram se fundindo em 1955. Mas o processo de sua construção permaneceu uma experiência que deve ser considerada no quadro atual desta onda. de greves.

Um pouco de história

Achamos interessante lembrar que, desde sua formação na segunda metade do século XIX, a classe trabalhadora americana foi protagonista de várias ondas de lutas, algumas das quais se tornaram patrimônio de trabalhadores de todo o mundo.

Basta citar, por exemplo, a “revolta de Haymarket” em 1886, em retaliação à qual a burguesia executou os Mártires de Chicago, e até daria origem ao dia 1º de maio como o Dia Internacional da Luta dos Trabalhadores. Ou a greve dos trabalhadores da empresa Têxtil Cotton em Nova York, em 1908, exigindo uma jornada de trabalho de 10 horas e melhores condições de trabalho que, devido à resposta criminosa do proprietário, culminou em um incêndio que causou a morte de 129 trabalhadores e, posteriormente, na transformação do dia 8 de março no Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.

Já nos referimos à onda de greves e lutas da década de 1930. Posteriormente, a intervenção na Segunda Guerra Mundial, primeiro, e o grande crescimento econômico do pós-guerra (o chamado “boom”), mais tarde se refletiram em um período de calma sindical. Outros processos ocuparam o centro da cena nos anos 1960, como a luta pelos direitos civis e, já por volta dos anos 1970, as mobilizações contra a Guerra do Vietnã.

No entanto, nesse contexto, nessas décadas também houve uma série de greves em resposta à deterioração das condições de vida que começava a significar o fim do boom econômico do pós-guerra. Este processo seria interrompido durante o governo de Ronald Reagan, quando em 1981 ele derrotou a greve dos controladores de tráfego aéreo e despediu milhares deles [12].

Foi um ponto de inflexão que, por um lado, marcou uma queda no movimento sindical: entre 1980 e 2015 o número de filiados caiu de 23,2 para 11% do total de trabalhadores [13]. Por outro lado, foi o início de um ataque permanente ao poder de compra dos salários e às condições de trabalho por parte de governos e empresas, que continua até hoje.

Outros processos e outros métodos de luta ocuparam o centro do palco, como o Occupy Wall Street, em 2011; as mobilizações de mulheres contra Donald Trump, no início do seu mandato, em janeiro de 2017, ou as rebeliões antirracistas de 2020. Não é que não tenha havido greves: houve algumas significativas como as da campanha pela o salário de US $ 15 a hora, que já dura há uma década. Mas elas tendiam a se concentrar nos setores de educação, serviços e comércio (os mais mal pagos), enquanto a classe operária industrial tradicional permanecia na defensiva e na retaguarda, apesar dos duros ataques que recebia.

Um processo muito profundo

Dissemos que o atual processo de greve “vem de baixo”. Parece-nos que se deve a razões muito profundas, acumuladas ao longo de décadas, e que agora, no contexto atual, explodem e vêm à tona com força.

Para além dos altos e baixos associados à flutuação dos ciclos econômicos, o padrão de vida da maioria da classe trabalhadora americana vem declinando há décadas. Atualmente, o salário mínimo de US $ 7,25 a hora representa uma renda que coloca uma família abaixo da linha da pobreza. Para atender às necessidades, muitos trabalhadores são obrigados s aceitar muitas horas extras obrigatórias e jornadas de 12 horas.

Nesse contexto, como aponta um dos artigos já citados: “Nas últimas décadas, a remuneração dos trabalhadores ficou muito aquém da produtividade”. Enquanto isso, os gerentes e executivos das empresas recebem aumentos e compensações muito maiores. A pandemia agravou esta situação porque aumentou os ataques das empresas e o sofrimento dos trabalhadores, levando a uma situação de intolerabilidade: “A pandemia apertou muitos botões para as pessoas”, analisa Todd Vachon, especialista em trabalho da Universidade Rutgers.

Este “botão” já estava presente na onda de greves de 2020. Na época, Dean Baker, economista do Centro de Pesquisa Econômica e Política, disse:

“A frustração com os baixos salários no setor de serviços e a fraca proteção dos funcionários … em meio ao aumento das mortes por coronavírus” […]. Nessa onda de greves, o ímpeto vem da base. Os trabalhadores decidiram que já aguentaram o suficiente e estão preparados para pressionar por mudanças ”[14].

Agora que o governo Biden e a imprensa dizem que “acabou a pandemia”, que as atividades estão voltando à normalidade e o país vive uma recuperação econômica, os trabalhadores sentem que não serão recompensados ​​ou beneficiados: o Congresso eliminou proposta de aumento o salário mínimo a US $ 15 a hora e as empresas não estão dispostas a dar melhorias nos salários ou nas condições de trabalho a partir de sua vontade, em um quadro em que a inflação anual será de no mínimo 5%.

O sentimento de “intolerabilidade” se mantém, e se estende, corrigido e aumentado, a cada vez mais setores da classe trabalhadora. Dan Osborn, o referido mecânico de Kellog, disse: “Nós sacrificamos tempo com nossas famílias, perdemos jogos de bola com nossos filhos e jantares e casamentos para manter as caixas de cereais nas prateleiras. E é assim que eles nos pagam? Nos pedindo para conceder enquanto o diretor geral e os executivos recebem aumentos em sua remuneração?”

Portanto, como Dean Baker analisou: “Os trabalhadores decidiram que já estão fartos e estão preparados para pressionar por mudanças.” Ao mesmo tempo, contam com a simpatia da maioria da sociedade: uma pesquisa mostrou que 68% dos americanos aprovam “as ações sindicais” (20 pontos a mais que em 2009).

Algumas conclusões

Ampliamos nossa análise desse processo de greve (que muitos elementos indicam que continuará) porque consideramos que significa uma mudança profunda no humor e na ação da classe trabalhadora americana.

A onda de greves acontece por objetivos econômicos, mas tem profundo significado político porque aponta contra o coração de uma política central da burguesia americana: colocar o custo da recuperação econômica nas costas da classe trabalhadora. Por isso, tem uma importância muito grande no curso da situação do país e, portanto, tem um alcance internacional.

Lenin disse que é muito importante para os revolucionários analisar em profundidade os resultados eleitorais, mas que é muito mais importante contar o número de greves e grevistas. Um número que nos EUA vem crescendo. Portanto, temos motivos para ser otimistas. A tarefa é aproveitar a oportunidade, mobilizar o máximo de solidariedade com essas lutas e, como dissemos, levar a elas uma proposta para gerar uma corrente democrática e combativa no sindicalismo norte-americano.

Notas:

[1] Para obter informações mais detalhadas, consulte: https://lavozlit.com/on-the-picket-line-november-2021/ e artigos publicados neste site em https://litci.org/es/category/menu / mundo / américa do norte / estados unidos /

[2] Consulte https://www.smh.com.au/world/north-america/wave-of-1000-strikes-ripples-across-the-us-as-crisis-bites-20200929-p5606t.html? fbclid = IwAR18IEkXZYTySoMSe09REwoKMrokXws-tEgqdPyF7ap4yA8sHkHLDb5GUEM

[3] Ver declaração do LIT-CI em https://litci.org/es/un-proceso-revolucionario-sacude-estados-unidos/

[4] https://litci.org/es/eeuu-el-veredicto-de-culpable-al-policia-asesino-es-una-victoria-como-una-gota-de-agua-dulce-en-el -oceano/

[5] Veja https://redflagboston.com/2021/10/19/will-film-workers-strike/

[6] Consulte https://news.yahoo.com/striketober-american-workers-battle-for-power-amid-labor-crunch-202634154.html?guccounter=1 (original em inglês, nossa tradução)

[7] Idem

[8] Id. Ibid.

[9] Ver nota do artigo [1], em inglês no original (tradução nossa)

[10] Idem

[11] https://actualidad.rt.com/actualidad/408147-empleados-mcdonalds-huelga-acoso-sexual-trabajo

[12] Sobre o assunto, veja entre outros artigos: https://elpais.com/diario/1981/08/08/economia/366069610_850215.html

/ [13] Sobre esse assunto, recomendamos a leitura do trabalho “Determinantes do declínio sindical nos Estados Unidos” em http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-35502016000200139

[14] https://www.smh.com.au/world/north-america/wave-of-1000-strikes-ripples-across-the-us-as-crisis-bites-20200929-p5606t.html?fbclid = IwAR18IEkXZYTySoMSe09REwoKMrokXws-tEgqdPyF7ap4yA8sHkHLDb5GUEM