Ato em Brasília pelo fim da ocupação militar do Haiti

Longe de qualquer atividade de reconstrução, prioridade das tropas no país é garantir as eleições em novembroO Conselho de Segurança da ONU prorrogou, nesse dia 14 de outubro, o mandato das tropas que mantém no Haiti. Ele expiraria no dia 15. Com a decisão, a Minustah tem garantida mais um ano de atuação no país. O texto aprovado mantém o efetivo de 9 mil soldados e oficiais, além de 4.300 policiais.

Longe de propor qualquer esforço pela reconstrução do país, nove meses após o terremoto que destruiu a capital Porto Príncipe, o texto aprovado pela ONU coloca como principal objetivo das tropas a segurança na realização das eleições em 28 de novembro. “A resolução chama a Minustah a continuar seu apoio ao processo político que tem lugar no país e seguir prestando sua assistência ao governo haitiano e ao Conselho Eleitoral Provisório nos preparativos dos comícios”,, diz o texto.

Isso enquanto grande parte da população da capital ainda sobrevive em condições precárias em acampamentos. Cerca de 1,5 milhão de pessoas ainda estão desabrigadas. Segundo o Jubileu Brasil, apenas 4% dos escombros foram retirados até agora.

Protestos
O dia em que terminaria o mandato da Minustah foi escolhido como um dia de luta pela retirada das tropas do Haiti. Manifestantes no Brasil e no país caribenho exigiram o fim imediato da ocupação, que já dura seis anos.

Em Brasília, militantes da CSP-Conlutas, do MTST e da Juventude do PSTU protestaram em frente ao prédio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Já na capital do Rio de Janeiro, o Jubileu, junto com organizações sindicais e populares, como o MST e a CSP-Conlutas, convocaram uma panfletagem para denunciar a ocupação e exigir o seu fim.

No Haiti também estava programado um ato de repúdio contra a Minustah. No dia 1º de outubro os haitianos já haviam ido para a rua protestar contra as tropas de ocupação lideradas pelo Brasil. Liderados pela organização popular Batay Ouvryie, eles realizaram uma manifestação em frente ao consulado brasileiro.