Desde o fim dos anos 70, novembro transformou-se em Mês da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695, e João Cândido, dirigente da Revolta da Chibata, iniciada em 22 de novembro de 1910.
Tomados como contraponto ao discurso que impunha o 13 de Maio como dia para a celebração da liberdade bondosamente concedida pela princesa Isabel, ambos são muito mais do que heróis: são protagonistas de histórias que nos ensinam que o único caminho para a verdadeira liberdade é a luta.
Duas épocas, um mesmo inimigo
Zumbi tornou-se dirigente de Palmares ao questionar, em 1678, a liderança de Ganga Zumba, que, seduzido por um acordo de paz, aceitou transferir os quilombolas para uma espécie de reserva, onde eles teriam que viver sob vigilância.
A resistência de Zumbi a esse engodo é exemplar. Desde muito cedo, negros e negras perceberam que, para se livrar da escravidão, não seria preciso apenas se libertar das correntes; era necessário, também, construir um novo tipo de sociedade.
Palmares significava esse desafio não só por organizar-se como uma República dentro de uma sociedade colonial, mas também por questionar as próprias bases do sistema.
É isso que fica evidente no relato do português Manuel Inojosa, em 1677: Entre eles tudo é de todos e nada é de ninguém, pois os frutos do que plantam e colhem ou fabricam nas suas tendas são obrigados a depositar às mãos de um conselho, que reparte a cada um quando requer seu sustento.
Foi isso que motivou as dezenas de investidas militares contra o quilombo que também abrigava judeus, índios, brancos pobres e gente perseguida pelos colonizadores até sua completa destruição, pelo sanguinário bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1694.
Palmares, contudo, em vez de representar a história de uma derrota, é, até hoje, um exemplo da importância da luta. Uma lembrança que alimentou os sonhos de João Cândido, o Almirante Negro, e o cerca de dois mil marinheiros (negros, na maioria) em 1910, na Revolta da Chibata.
Há 95 anos, dispostos a pôr um fim aos maltratos e castigos, os marinheiros tomaram dois navios de guerra, eliminaram seus oficiais e voltaram seus canhões contra a sede do governo federal, então o Rio de Janeiro.
Vitoriosos contra a chibata, os marinheiros, infelizmente, também foram vítimas de acordos fraudulentos. Depois de anistiados, dezenas foram presos e centenas foram deportados e mortos na Selva Amazônica.
Essas são duas histórias que servem como exemplos de que o combate ao racismo, para ser vitorioso, tem que se dar contra o sistema que dele se beneficia. Uma luta que, também, só pode ser travada em unidade com os demais oprimidos e explorados pela sociedade.
São lições que hoje continuam válidas, quando as amarras que nos prendem são as do capital e o que nos vitima é a exploração.
Lições que, lamentavelmente, têm sido abandonadas pela maioria do movimento negro, mas que, para nós, Negros e Negras do PSTU, têm que ser resgatadas diariamente e são a única forma de prestar a devida homenagem a Zumbi e a João Cândido.
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