PSTU-SP

Em meio a tantas perdas importantes que estamos sofrendo, recebemos nesta sexta-feira, 14 de maio, com tristeza, a notícia de que perdemos uma guerreira incansável na luta contra a opressão das mulheres. Vera Dias, a Verinha, faleceu jovem, aos 42 anos. Foi encontrada, já sem vida, em sua casa por um dos seus irmãos. Os médicos ainda investigam a causa da morte.

Trabalhadora da saúde, no Grajaú, moradora da Vila Natal, periferia da Zona Sul de São Paulo, Verinha foi uma das fundadoras e administradoras da página Feminismo sem Demagogia e, durante 4 anos, militou no PSTU.

A página Feminismo sem Demagogia, fundada em 25 de outubro de 2012, chegou a ter mais de 1 milhão de seguidoras, travou diversas polêmicas, sofreu ataques preconceituosos, mas seguiu firme seus objetivos: defender os direitos das mulheres e combater à opressão machista. Durante sua trajetória no PSTU, Vera se dedicou a debater o socialismo, o machismo e a organizar mulheres na periferia, principalmente no Grajaú, mas também em outros bairros, como Capão Redondo.

Dona de uma personalidade forte, Verinha não deixava de polemizar e dar as batalhas contra o que achava errado, principalmente quando se tratava de combater o machismo. Nesse percurso, influenciou e ajudou muitas mulheres.

Sabemos que seguimos caminhos diferentes e que tínhamos diferenças. Mas é inegável o papel que Verinha cumpriu na luta feminista, ajudando muitas mulheres a enfrentar a opressão.

Nos solidarizamos com os familiares, amigos e com todas e todos que fizeram parte da trajetória da companheira!

Verinha presente!