Foto: Comunicação Sindsaúde-RN
PSTU-RN

Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde de Natal iniciaram greve nesta segunda-feira (24). A categoria reivindica direitos salariais, as convocações do último concurso, a implantação do piso da enfermagem no município, a estruturação das unidades e políticas contra o assédio moral. O PSTU/RN apoia o movimento grevista e defende a unidade e o fortalecimento da luta.

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) é inimigo da saúde pública. As unidades estão cada vez mais sucateadas, com infiltrações, falta de ventilação e ar-condicionado nas salas de atendimento, há mofo nos ambientes e presença de lixo na área externa dos prédios, formando possíveis focos de dengue, por exemplo. Além disso, a Prefeitura fecha serviços, como o Hospital Municipal e o de Felipe Camarão, e deixa faltar insumos básicos e profissionais para absorver a alta demanda.

Essa é uma política consciente da gestão municipal de desvalorização da saúde pública, pois, assim, a Prefeitura fortalece a terceirização e a privatização. Apenas em 2021, mais de R$ 300 milhões foram destinados à iniciativa privada.

É importante lembrar também o descaso da gestão de Álvaro Dias com a saúde durante a pandemia. O prefeito promoveu campanhas favoráveis à medicação sem comprovação científica para o tratamento da covid-19, não atendeu ao pedido de lockdown recomendado pelo Sindsaúde/RN e liberou festas privadas e aglomerações. Doentes, exaustos (as) e sobrecarregados (as), os (as) servidores (as) trabalharam nas unidades lotadas sem direito a férias e sem receber a gratificação covid e a insalubridade. Para piorar, a Câmara aprovou a reforma da Previdência municipal.

Diante de todos esses ataques, é preciso fortalecer a luta e a mobilização contra Álvaro Dias e todos os governos que nos oprimem e exploram. Temos que nos inspirar nos companheiros e companheiras da saúde de natal em greve e organizar nossa classe com independência de governos e patrões.