Uma nova plenária organizativa irá ocorrer no dia 9 de agosto | Foto: CSP-Conlutas SP
CSP Conlutas

Central Sindical e Popular

Diferentes categorias estiveram reunidas na manhã desta segunda-feira (17), na sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, para debater os rumos da luta contra as privatizações no estado.

A plenária contou com a presença de trabalhadores da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), USP (Universidade de São Paulo) e do Metrô.

Também contribuíram com o debate representantes das principais centrais sindicais, incluindo a CSP-Conlutas, além de representantes de partidos políticos, movimentos sociais, além de parlamentares.

O encontro estabeleceu a realização de uma campanha unitária contra a privatização da CPTM, Sabesp e Metrô, que estão na mira do governador do estado, o bolsonarista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

“Estes são serviços fundamentais à população. A privatização não afeta apenas os funcionários destas empresas, mas toda classe trabalhadora”, explica Narciso Soares, vice-presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e integrante da Executiva Estadual da CSP-Conlutas.

As privatizações do governo Lula também estarão na mira dos protestos. No Recife (PE) e em Porto Alegre (RS), trabalhadores do metrô já realizaram greves neste ano para exigir que as empresas estatais sejam retiradas da lista de privatizações do governo federal.

Ações

Entre as ações que serão elaboradas está a produção de uma cartilha em conjunto para explicar à população os efeitos nefastos da privatização, como a piora dos serviços, encarecimento das taxas, demissões e a entrega de patrimônio público.

Também estão programados atos de rua, panfletagens e uma greve unificada dos setores envolvidos com data ainda a ser definida. Uma nova plenária organizativa irá ocorrer no dia 9 de agosto.