Deputado Glauber Braga e a deputada Marina do MST
PSTU Rio de Janeiro

O deputado federal Glauber Braga, do PSOL, foi vítima de mais uma arbitrariedade da justiça brasileira.

Por solidarizar-se com a deputada estadual do PT, Marina do MST, que havia sido atacada pela direita bolsonarista em um ato em Nova Friburgo (RJ), Glauber foi multado por um juiz em 1 milhão de reais, e teve as suas contas bloqueadas. Mais uma vez, a justiça dos ricos mostra sua cara e de que lado está (entenda o caso aqui).

Além de nossa solidariedade a Glauber e à Marina, queremos fazer um alerta à militância de esquerda de um modo geral. Para enfrentar os ataques violentos dos setores da extrema direita, é necessário organizar a autodefesa dos movimentos sociais em geral. Mesmo com as diferenças existentes, inclusive estratégicas, a defesa das organizações do movimento e seus ativistas é e deve ser uma pauta unitária entre os trabalhadores.

E deixamos aqui a nossa opinião. Achamos que o combate à extrema direita bolsonarista não se fortalece com as organizações dos trabalhadores sendo base de apoio ao governo de Lula, votando ou se abstendo de votar, um novo teto de gastos mais “cheiroso” com nome de Arcabouço Fiscal. Isso só traz decepção. É necessário construir uma alternativa de independência de classe que aponte para a ruptura com a capitalismo.