Os “correspondentes bancários” (lojas comerciais, supermercados, lotéricas) já eram 151.351 em 2010, segundo o Banco Central. Portanto, temos um correspondente para cada quatro bancários.

Se considerarmos que existiam apenas 486 mil trabalhadores diretos, tínhamos quase um correspondente para três bancários.

A medida representa uma flexibilização completa da categoria, e um salto no grau de exploração dos bancários. O salário de um correspondente bancário chega somente a 25% do salário do bancário.

Este golpe foi orquestrado pelos banqueiros, com apoio do BC que o regulamentou (sem autoridade jurídica para isso) e com a conivência dos governos de Lula e Dilma. O objetivo da disseminação dos correspondentes é a criação de um sistema financeiro para “pobres”, os 39% da população que não têm conta em banco.

Para os banqueiros, o sistema dos correspondentes é importante porque incorpora uma massa de milhões de novos clientes, enquanto comprime o salário bancário para baixo, tornando a profissão descartável. A contrapartida desse sistema é que o sistema atual será elitizado, para atender quem tem muito dinheiro.

Post author
Publication Date