CSP Conlutas

Central Sindical e Popular

As primeiras vistorias e investigações sobre a explosão ocorrida na metalúrgica Tex Tarugos, em Cabreúva (SP), na sexta-feira (1°), revelam uma série de graves irregularidades e descaso com a saúde e segurança dos trabalhadores.

Inicialmente, a Prefeitura informou que cinco pessoas haviam morrido. Neste domingo (3), as autoridades corrigiram a informação após uma recontagem nos hospitais e confirmou que três trabalhadores morreram com a explosão. O número de trabalhadores feridos ultrapassa 30 pessoas que foram enviadas para hospitais da região.

A Tex Tarugos não possuía alvará de funcionamento e não tinha o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. Segundo inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego, não havia também manutenção adequada nos fornos e os equipamentos eram muito antigos. Fiscais do órgão apontaram ainda irregularidades na parte elétrica e em relação aos extintores de incêndio.

Descaso com a vida

A série de problemas identificados nesta indústria metalúrgica coloca em debate como uma empresa atuava nessas condições sem qualquer controle por parte dos órgãos públicos”, questiona o integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas Luiz Carlos Prates, o Mancha.

A resposta é simples: essa é a maior expressão do que é o capitalismo, onde a vida dos trabalhadores é tratada com descaso em detrimento dos lucros patronais”, completou.

Somente esse ano, tivemos outros dois grandes acidentes. Uma explosão na Adelbras, empresa de fitas adesivas, no Distrito Industrial de Vinhedo (SP), que deixou dezenas de trabalhadores gravemente feridos, com queimaduras de terceiro grau, em janeiro. No Paraná, no município do Palotina, oito trabalhadores morreram na explosão de um silo de secagem de grãos da C.Vale, cooperativa agroindustrial, em junho. A esses somam-se outros vários casos onde o roteiro é o mesmo: o descaso com a segurança e a saúde nos locais de trabalho.

Em nota unitária as centrais sindicais apontaram que a tragédia reforça que é fundamental a luta por mais investimentos em saúde e segurança nos locais de trabalho, bem como denuncia que acidentes como esse são reflexos de medidas, como a Reforma Trabalhista feita por Temer, da lei que ampliou as terceirizações e da flexibilização dos direitos feita por Bolsonaro, que enfraqueceram o MTE, a fiscalização trabalhista e a legislação de proteção aos trabalhadores.

Mancha reafirma essa avaliação, mas vai além. “Toda essa situação só reforça o que tem defendido a CSP-Conlutas: é preciso exigir do governo Lula que revogue de forma integral a Reforma Trabalhista; o novo Arcabouço Fiscal, que também impõe cortes de gastos em áreas sociais; e todos os ataques aos trabalhadores. Do contrário, é fechar os olhos às causas que resultam nesse tipo de tragédia que ceifa a vida da classe trabalhadora”, afirmou.

A CSP-Conlutas se solidariza com os familiares dos trabalhadores mortos e com todas as vítimas da explosão na Tex Tarugos.

Exigimos investigação célere e responsabilização de todos os culpados!

Que o governo Lula revogue a reforma Trabalhista e todos os ataques aos direitos trabalhistas!

Por mais investimentos em saúde e segurança nos locais de trabalho!

Fortalecimento da fiscalização trabalhista e punição às empresas infratoras!

Em defesa do direito de organização nos locais de trabalho e CIPAs fortes e atuantes!