Redação

O PSTU lamenta profundamente a partida do camarada palestino Khader Othman, aos 83 anos, após longa luta contra o câncer, na madrugada deste dia 8 de fevereiro.

Nossos sentimentos e solidariedade a sua esposa, aos filhos e a todos os familiares, amigos (as), comunidade árabe-palestina e camaradas do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino.

Khader nasceu na aldeia palestina de Beit´Ur al-Tahta, na Cisjordânia, Palestina ocupada em 1967. Militante da Frente Popular pela Libertação da Palestina (FPLP), teve que deixar sua terra logo após a violenta ocupação que usurpou os restantes 22% da Palestina (os outros 78% haviam sido ocupados na Nakba de 1948 – catástrofe palestina com a formação do Estado racista de Israel via limpeza étnica).

Saiu de sua terra com apenas 100 dólares no bolso e a dor que carrega todo expatriado e refugiado. Estabeleceu-se no Brasil em Santa Catarina – e desde 1992 na capital Florianópolis –, onde a partir de então levantou a bandeira pela Palestina livre.

Fundou, juntamente com apoiadores, o Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino no ano 2000 para articular e mobilizar a solidariedade no estado e país, angariando ao longo de sua trajetória muitas amizades e o respeito que lhe era devido, tanto junto à comunidade árabe-palestina quanto aos movimentos populares, sociais, sindicais, organizações de direitos humanos, intelectuais e ativistas brasileiros em geral.

Na Palestina ocupada, tinha preocupação sobretudo em garantir dignidade à juventude palestina, em meio à terrível situação a que todo seu povo segue submetido em meio à contínua e agressiva colonização sionista, limpeza étnica e apartheid. Assim, construiu em sua aldeia, no ano de 2009, a escola profissionalizante Mahmud Ahmad Othman.

Como contou sua filha Shahla em homenagem pelos seus 80 anos de vida e luta, “ação dos palestinos na diáspora, um compromisso da família Othman em apoiar a educação dos que vivem na terra palestina e que forma cerca de 320 alunos por ano com sete cursos, trazendo para esses jovens o que o Estado invasor de Israel quer nos tirar a todo custo: A DIGNIDADE! A vida do meu pai é uma vida pela Palestina Livre, são 80 anos de luta e amor! Viva a Palestina Livre!”

Nosso partido teve a honra de cerrar fileiras ao lado de Khader Othman em diversos momentos na solidariedade ao povo palestino. Independentemente de diferenças políticas, soma-se àqueles e àquelas que enxergam no camarada um dos imprescindíveis na luta pela libertação nacional e autodeterminação de seu povo.

Em sua memória e homenagem, nosso compromisso de seguir a luta internacionalista até a Palestina livre do rio ao mar. Khader Othman presente, hoje e sempre!