Foto: Roosevelt Cássio/Sindmetal SJC
Redação

Na manhã de hoje, dia 21, os metalúrgicos da Avibras, em Jacareí (SP), aprovaram greve de 24 horas. De acordo com Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, filiado à CSP-Conlutas, a paralisação é uma forma de exigir da empresa o cancelamento das 420 demissões anunciadas semana passada e garantir estabilidade no emprego para todos.

A assembleia de hoje, convocada pelo Sindicato, também definiu a realização de uma campanha pela estatização da fábrica. A entidade já está se preparando para ir a Brasília tentar contato com o governo federal sobre a situação da Avibras.

Ainda hoje, às 14h, haverá uma reunião entre a empresa e o Sindicato. A Avibras entrou com pedido de recuperação judicial e está usando essa medida como argumento para realizar as demissões.

Segundo a Avibras, antes da demissão em massa a fábrica possuía 1.500 funcionários. Na assembleia de hoje, também participaram trabalhadores que foram demitidos.

Por ser do setor bélico e a maior empresa brasileira de equipamentos militares, a Avibras é estratégica para a soberania do país. Mesmo assim, é a segunda vez que entra em recuperação judicial.

“O governo não pode permitir que uma empresa da importância da Avibras fique à mercê de acionistas privados. A estatização é uma questão de interesse nacional e tem de ser levada para debate público com urgência. Vamos fazer um forte campanha pela estatização da Avibras, sob o controle dos trabalhadores”, afirma Weller Gonçalves, presidente do Sindicato e militante do PSTU.

Weller Gonçalves, militante do PSTU, defende a estatização da Avibras | Foto: Roosevelt Cássio/Sindmetal SJC

*Com informações do Sindmetal SJC e Região