Dia 17 de agosto, quinta-feira, foi a vez de Heloísa Helena fazer campanha junto com os candidatos da Frente de Esquerda em Manaus, capital do Amazonas. A primeira atividade da campanha de Heloísa neste dia foi uma caminhada, por volta das 8 horas, pelas ruas da maior ocupação de sem-teto da cidade, conhecida como Nova Vitória. A ocupação tem cerca de 24 mil famílias e é um símbolo de luta e resistência da população pobre que sofre com a falta de uma política habitacional em todo o Estado. A ocupação está numa área destinada, pela Suframa, órgão federal, para construção de fábricas. O Estado só está esperando o momento adequado para mandar executar o pedido de reintegração de posse.
Depois de ser saudada e festeja pela população da ocupação, Heloísa seguiu para o centro da cidade para participar de uma caminhada pela avenida Eduardo Ribeiro, onde centenas de pessoas acompanharam e gritaram refrões como “Frente de esquerda pra valer / pra derrotar os tucanos e o PT”. A caminhada foi muito animada e muitas pessoas pararam para cumprimentar a candidata e os membros da Frente de Esquerda do estado.
Ao final da caminhada, houve uma entrevista coletiva e um comício relâmpago na Praça da Matriz. Primeiro falou o candidato a deputado estadual Júlio Ferraz, do PSTU, que ressaltou a importância da Frente de Esquerda para fortalecer as lutas dos sem-tetos. Em seguida, falou o candidato a senador Luiz Navarro, do PCB, afirmando a necessidade de derrotar as raposas da política regional com um programa socialista.
Herbert Amazonas, candidato do PSTU a governador, fez uma breve análise mostrando que a política econômica aplicada por FHC e aprofundada por Lula está destruindo as conquistas e direitos dos trabalhadores. Disse ainda que a resposta dos trabalhadores deve ser a consolidação da Frente de Esquerda não apenas no terreno eleitoral, mas, sobretudo, nas lutas concretas para que se possa fazer uma verdadeira transformação social. Herbert denunciou a corrupção tanto nacional como local e disse que não basta ter uma postura ética, mas, mandar para a cadeia os corruptos e corruptores e confiscar os seus bens.
Por último falou Heloisa Helena, que centrou seu discurso no combate aos mensaleiros, aos sanguessugas e aos especuladores do capital financeiro e defendeu a redução da taxa de juros. Após as intervenções, o ato se encerrou sob aplausos e e gritos de “um, dois, três, / quatro, cinco mil, / queremos Heloísa presidente do Brasil”.
O PSTU teve uma participação importante nas atividades, estando à frente do ato em todos os seus momentos. A coluna do partido era visivelmente a mais animada e a que mais marcou presença com suas bandeiras. A juventude, os trabalhadores dos correios, os sem-tetos, professores e os nossos candidatos tiveram uma marcante participação. Nas ruas, pôde-se sentir a simpatia pela Frente de Esquerda. No Amazonas, Heloisa Helena está com 14%, ocupando o segundo lugar nas pesquisas de opinião. Isso mostra o espaço para uma alternativa de esquerda.
Os candidatos das lutas
Veja abaixo quem são os candidatos do PSTU pela Frente de Esquerda no Amazonas.
Herbert Amazonas é candidato a governador. É um dos dirigentes da oposição de correios e tem uma longa trajetória de luta. Já militou e participou das lutas nas fábricas do Distrito Industrial, quando pertencia àquela categoria. Nos correios, despontou como uma importante liderança e, por participar de greves, foi demitido e depois reintegrado após dois longos anos de muita luta. Militou no PT na corrente Convergência Socialista. Foi um dos fundadores do PSTU e sob essa bandeira já foi candidato a prefeito e a governador várias vezes. Por sua trajetória e pelas suas convicções socialistas foi escolhido para encabeçar a Frente de Esquerda no Amazonas nestas eleições.
Ivete Egas é a nossa candidata a deputada federal. É pedagoga e professora de ensino médio das redes municipal e estadual. Em seus mais de 10 anos de magistério, esteve sempre nas lutas de sua categoria, postura que lhe rendeu algumas perseguições, mas também o reconhecimento de seus pares. A companheira foi a principal dirigente da última greve da categoria, uma greve de massa que durou quase um mês e protagonizou várias passeatas com mais de 10 mil trabalhadores em educação. Foi o maior enfrentamento que ocorreu nos últimos anos e no atual governo.
Júlio Ferraz é candidato a deputado estadual. É um importante líder Movimento Sem Teto de Luta (MSTL). Sua candidatura é de grande importância, pois representa o setor mais marginalizado no estado. A situação de moradia é simplesmente explosiva no Amazonas. São mais de 30 ocupações só na capital, com enfrentamentos pesados e todos os tipos de pressões e truculências por parte do estado burguês. A ocupação Nova Vitória, que foi visitada por Heloisa Helena no dia 17, é dirigida por esse companheiro.