Publicado originalmente no site da LIT-QI

MIT-Chile

A explosão social chilena não foi exceção. Dias antes, o Equador fervilhava de barricadas e duros confrontos entre os povos indígenas e o governo de Lenin Moreno por causa do aumento dos preços dos combustíveis. Um mês depois, a Colômbia também explodiu, em uma grande greve nacional que culminou em uma rebelião social. Poucos meses depois, uma grande rebelião irrompeu nos Estados Unidos contra a violência racista. Todas essas explosões sociais têm algo em comum: foram lideradas pelos pobres, pela juventude popular e pela classe trabalhadora. Isso porque o capitalismo gera enormes desigualdades e violência em todos os países do mundo, mesmo nos mais ricos, como os Estados Unidos.

No Chile, o 18 de outubro foi a expressão de mais de 3 décadas de lutas contra o modelo capitalista neoliberal. As lutas regionais de Aysén, Freirina, Punta Arenas, a luta estudantil pela educação pública, a luta dos trabalhadores contra a subcontratação e por melhores salários, a luta contra as AFPs e a luta das mulheres. Todas se uniram em uma única luta depois do 18 de outubro.

Explosão, revolta ou revolução?

Mas o que aconteceu em 18 de outubro e nas semanas seguintes? É correto falar de uma explosão ou revolta social? Em nossa opinião, todos esses termos são insuficientes para descrever o processo que deu início nesse 18.

Havia três características muito importantes no movimento que começou no dia 18. A primeira foi a sua massividade. Foram milhões de pessoas que saíram às ruas a partir do dia 18. Essa massividade se expressou não só nas grandes manifestações, mas também em cada cidade, morro e bairro, com os panelaços, encontros, atividades, feiras. A segunda característica importante foi a violência como método de resistência do povo.

A explosão social foi acompanhada por um grau significativo de violência contra a polícia, instituições públicas e também alguns símbolos do consumo. Assim, em poucos dias dezenas de estações de metrô foram incendiadas, grandes lojas de varejo foram saqueadas, igrejas, universidades privadas, etc. foram incendiadas. Além dessa fúria incendiária, uma importante autodefesa popular também foi organizada para defender as manifestações: a Primeira Linha. Centenas ou milhares de jovens e adultos que perderam completamente o medo de enfrentar a polícia e o Exército e começaram a se reunir para defender as manifestações. A terceira característica importante é a profundidade do questionamento. Não estamos falando de uma revolta espontânea contra qualquer política específica. O 18 de outubro unificou todas as reivindicações populares contra o modelo econômico e o regime político. Tudo isso foi sintetizado nas consignas de Fora Piñera e da Assembleia Constituinte, que questionam o conjunto do regime e suas bases econômicas.

Assim, devido a essas 3 características, dizemos que o que começou no Chile foi uma revolução, não apenas uma revolta ou uma explosão. Muitas vezes temos a falsa ideia de que uma revolução é um processo de mobilizações ininterruptas que rapidamente leva à queda de um governo ou regime. Pode ser, como aconteceu no Egito, Tunísia ou Líbia há dez anos. No entanto, as revoluções não são todas iguais. Revoluções são processos de ruptura da ordem estabelecida que podem durar anos, com idas e vindas, altos e baixos das mobilizações. Muitos fatores vão determinar se essas revoluções serão vitoriosas ou não e quais transformações sociais alcançarão. Algumas revoluções derrubam governos, mas não alcançam conquistas sociais. Outros derrubam regimes inteiros e vão mais longe em suas conquistas. Algumas retrocedem, são massacradas ou desviadas. As revoluções mais profundas são aquelas que questionam as bases do sistema capitalista – propriedade privada dos meios de produção, como a Revolução Russa, a Revolução Cubana ou a Chinesa. Foram revoluções sociais, que conseguiram ir muito mais longe na construção de uma nova sociedade, embora posteriormente tenham regredido devido à política de suas direções.

No Chile, nossa revolução é impulsionada pela classe trabalhadora, aliada a setores da precária classe média e povos indígenas. Na vanguarda está a juventude trabalhadora, precarizada e estudantil. É uma revolução que põe em causa todo o modelo econômico capitalista chileno. A solução dos problemas sociais não será realizada apenas com mudanças no regime político (uma Constituição mais ou menos democrática, um Congresso unicameral ou uma polícia mais “democrática”).

Mudanças econômicas profundas serão necessárias para que as demandas sociais sejam resolvidas. Em nossa opinião, só a ruptura com as grandes transnacionais imperialistas e a burguesia chilena poderá começar a resolver os problemas do povo. Por isso, falamos de uma revolução inconscientemente socialista, pois carrega em seu germe o questionamento da grande propriedade privada da burguesia nacional e estrangeira, que só pode se concretizar quando os trabalhadores tomarem o poder em suas mãos e reorganizarem completamente o economia e sociedade. Enquanto se continue negociando com o grande empresariado e que a camisa de força não seja rompida, todas as conquistas serão parciais e podem retroceder em algum tempo se não se acabar com o sistema capitalista e a lógica do lucro, que condena a maioria da população à pobreza e destrói a natureza.

A derrota de Piñera, em 12N e 15N

De volta aos fatos. As massas conquistaram várias vitórias depois de 18 de outubro. A primeira delas foi o congelamento do preço do transporte, uma das primeiras medidas exigidas pelas manifestações. Dias depois, com a maior manifestação da história (25 de outubro de 2019), obrigamos o governo a retirar os militares das ruas e mandá-los de volta aos quarteis. Derrotamos a política do governo de acabar com as manifestações através da violência militar. Os protestos continuaram e chegaram ao auge no dia 12 de novembro, com a organização de uma greve geral que paralisou parte importante do país. Essa greve, que paralisou setores de transporte, mineração, trabalhadores públicos, serviços, operários de diversos ramos, foi combinada com fortes mobilizações e enfrentamentos da juventude popular em várias cidades. Antofagasta, Santiago, Valparaíso, Concepción e vários outros foram transformados em cenários de guerra. O governo ficou por um fio e ameaçou colocar os militares de volta às ruas. No entanto, não teve forças para isso, pois a cúpula das Forças Armadas sabia que se voltassem às ruas seria para realizar um massacre, o que poderia levar o país a uma guerra civil.

Assim, Piñera foi forçado a recuar e clamar por um grande acordo nacional com os partidos do regime. Em 15 de novembro, foi assinado o Acordo pela Paz, que abriu o atual Processo Constituinte e salvou o governo de Piñera.

A Frente Ampla e o Partido Comunista salvam o governo

O Acordo de Paz deu origem ao atual Processo Constituinte. Em primeiro lugar, devemos reconhecer que a abertura de um Processo Constituinte foi uma grande vitória para o movimento de massas. Nem o governo nem a “oposição” queriam conceder um Processo Constituinte com as características atuais. Este Processo Constituinte é uma conquista da nossa luta. Porém, como foi o resultado de uma enorme “concertação”, o atual Processo Constituinte nasce deformado, com muitos obstáculos impostos pelos partidos do atual regime: o quórum de ⅔, a impossibilidade de destituir autoridades (e assim realizar o julgamento e punição contra Piñera e seu governo), a impossibilidade de alterar os Tratados de Livre Comércio (que estão na base do modelo econômico atual), etc.

Este grande acordo foi assinado por quase todos os partidos políticos do regime, da UDI à Frente Ampla. Assim, todos eles são responsáveis ​​pela manutenção de Piñera no governo, pela enorme repressão cometida após o Acordo e também pelos entraves impostos ao Processo Constituinte. O Partido Comunista, embora não tenha assinado o Acordo, saiu no dia seguinte a reconhecê-lo, fazendo críticas específicas sobre alguns aspectos (como o quórum ou a falta de representantes indígenas). O PC, que liderava a Mesa da Unidade Social, retrocedeu com as mobilizações e entrou de cabeça na disputa eleitoral. No momento em que o governo estava mais fraco e o movimento de massas tinha mais força, o PC decidiu entrar na disputa eleitoral e não usar seu peso nos sindicatos e territórios para manter o Fora Piñera. Assim, acabou sendo cúmplice do Acordo de Paz e também um dos responsáveis ​​pela manutenção de Piñera, ainda que meses depois (quando o movimento de massas já havia diminuído), junto com a Frente Ampla, apresentasse uma Acusação Constitucional contra Piñera, que foi derrotada no Congresso.

Assim, abre-se o Processo Constituinte, mas com sabor amargo. Não há justiça ou punição para os responsáveis ​​pela guerra contra o povo. Não há reparação para as centenas de famílias e vítimas da repressão e muitos de nossos companheiros ainda estão presos. Todas essas tarefas ainda estão pendentes.

O processo ainda está aberto

Após a assinatura do Acordo de Paz, vieram muitas mobilizações. Com o início da pandemia, o governo e grandes empresários foram forçados a ceder no primeiro saque[1] das AFPs, por medo de um nova explosão social. Em seguida, vieram novos saques e ajudas para amortecer o impacto da pandemia. Todas essas concessões econômicas à classe trabalhadora devem-se ao medo. Eles entregam os anéis para tentar manter os dedos. A pandemia foi um duro golpe para a classe trabalhadora. A maioria dos mortos é da nossa classe, pois somos nós que continuamos trabalhando e correndo risco de contágio. A Lei de Proteção ao Emprego também foi outro golpe, pois permitiu que os empregadores “congelassem” os contratos de milhões de trabalhadores e que os mesmos fossem obrigados a usar seu próprio seguro-desemprego para se sustentar. Mais uma vez a solidariedade popular foi fundamental, os panelas comunitárias reapareceram.

As eleições constituintes foram mais uma dura derrota para os partidos de 30 anos, com a entrada de um grande número de independentes ligados às lutas sociais e também uma grande votação nas forças de “esquerda”, que dizem apoiar o movimento popular, como a Frente Ampla e o PC (embora já tenhamos afirmado a sua responsabilidade na situação atual).

A Convenção Constitucional até agora não conseguiu romper os obstáculos do Acordo pela Paz e permanece refém das instituições do atual regime – Congresso, Executivo, Supremo Tribunal, etc.

Na classe trabalhadora, a expectativa é grande nas mudanças que podem ocorrer com a Assembleia Constituinte e também com as eleições presidenciais. Em nossa opinião, essas mudanças vão depender da mobilização e organização dos/as trabalhadores/as e da juventude. A Frente Ampla, que hoje dirige a Convenção Constitucional e se postula para dirigir o país (com o apoio do PC), já mostrou que seu caminho é o da negociação com o grande empresário e não o da mobilização popular para impor as mudanças que a maioria da população exigiu e continua exigindo nas ruas.

Embora nos últimos meses não tenha havido grandes mobilizações nas ruas, não podemos afirmar que o processo aberto em 18 de outubro esteja encerrado. Sem dúvida, estamos num momento de expectativa e de certa “estabilidade”, mas isso pode não durar muito, porque nenhum dos problemas sociais até agora foi resolvido.

Por uma campanha pela recuperação do cobre, do lítio e da água

Como o MIT, estivemos presentes nas mais importantes mobilizações sociais desde o início da revolução. Nosso estandarte ficou conhecido na Plaza Dignidad e nossas bandeiras foram hasteadas por muitos/as companheiros/as em diferentes cidades do país, como Valparaíso, Punta Arenas, Rancagua e outras. Como uma organização revolucionária comprometida com a luta social, apresentamos uma candidatura à Convenção Constitucional, nossa companheira María Rivera, que esteve sexta-feira após sexta-feira na Plaza Dignidad e está há décadas lutando em defesa dos presos políticos e perseguidos pelo Estado. Nossa companheira foi eleita com mais de 19.000 votos pelo Distrito 8, um dos mais populares e operários do país. Hoje, com nossa companheira na Convenção e centenas de companheiros nos territórios e locais de trabalho, continuamos alertando a classe trabalhadora e a juventude sobre os limites do Processo Atual e tentando construir juntos um caminho para obter a vitória.

No contexto de continuar lutando pelo julgamento e punição de Piñera, pela liberdade dos presos e pela reparação das vítimas da repressão, queremos levantar junto aos trabalhadores, sindicatos, organizações sociais e juvenis a necessidade de organizar um grande campanha para recuperar o que as 10 famílias mais ricas do Chile e as transnacionais nos saquearam. Por meio de nossa companheira constituinte María Rivera, queremos promover uma campanha exigindo que a Convenção Constitucional nacionalize, sob o controle dos trabalhadores e das comunidades, o cobre, o lítio e a água.

Sabemos que o cobre hoje é a principal riqueza que nosso país possui e que grande parte dessa riqueza hoje acaba nos bolsos de grandes capitalistas internacionais e de algumas famílias chilenas, como a família Luksic. Por sua vez, o lítio já é conhecido como o “ouro branco”, devido ao seu uso em novas tecnologias para automóveis, telefones, etc. O lítio começa a ser cada vez mais explorado pelo setor privado: grandes empresas transnacionais associadas a empresários nacionais, como o ex-genro de Pinochet, Ponce Lerou, dono da SQM. Este enorme saque de ativos minerais também destrói e polui comunidades inteiras, com enormes consequências para os ecossistemas e a população humana. Por este motivo, acreditamos ser fundamental que a discussão sobre a exploração do cobre, lítio e outros produtos minerais ou agrícolas esteja conectada à necessidade de fazer um uso racional da água, além de recuperar e proteger os ecossistemas. Especificamente, propomos que a Nova Constituição exproprie, sem indenização, todas as grandes mineradoras e os direitos de uso da água. Não pode haver indenização para aqueles que lucraram décadas com a superexploração do trabalho e a pilhagem de bens naturais.

Por isso, queremos iniciar esta grande campanha pela nacionalização desses bens. Isso nos permitiria controlar essas riquezas para colocá-las a serviço da solução dos problemas do povo (moradia, saúde, aposentadorias, educação) e impedir a destruição da natureza. Isso só é possível com o controle operário e da comunidade sobre grandes empresas de mineração e água. Seria inútil se tudo isto estivesse nas mãos do Estado, pois sabemos que este Estado está ao serviço dos grandes capitalistas. A maior prova disso é a Codelco, empresa estatal que funciona como uma empresa privada, com a lógica da competição e do lucro, com trabalhadores de primeira e segunda categorias (subcontratados), que polui populações, destrói a natureza e gera recursos que vão para o mãos das Forças Armadas. Por isso, dizemos que não basta “nacionalizar” esses bens, é preciso que a classe trabalhadora e as comunidades os controlem para definir como usá-los. Esse controle deve ser um passo no sentido de que a classe trabalhadora avance para a tomada do poder, para a construção de um verdadeiro poder operário e popular, que permita que toda a economia se organize de forma planejada, uma lógica contrária à irracionalidade capitalista.

Sabemos que a nacionalização desses recursos não resolve todos os problemas. Precisamos que todas as empresas estratégicas do país sejam controladas pela classe trabalhadora e pelo povo, assim, será possível começar a mudar nossa matriz produtiva para depender menos de matéria-prima e resolver demandas históricas como a devolução de terras para o povo Mapuche.

Queremos levar essa discussão a cada espaço territorial, assembleia, conselho e a cada local de trabalho, sindicatos e federações. A única possibilidade de recuperar tudo o que nos foi saqueado é com a organização e mobilização popular. A greve geral de 12 de novembro mostra o caminho, o caminho da unidade da classe trabalhadora e da juventude. Este é o caminho que devemos trilhar, mas com um programa definido que nos leve à superação do capitalismo neoliberal chileno e resolva as demandas populares.

É preciso construir um novo partido da classe trabalhadora e do povo

A classe trabalhadora e o povo hoje não têm um partido para levar suas reivindicações até o fim. Por isso, as enormes mobilizações terminam sob a liderança dos partidos tradicionais, que conseguem impor suas negociações e seu programa. Nem Boric nem o Partido Comunista representam o enorme descontentamento social que se manifestou desde 18 de outubro. Nem a Frente Ampla nem o PC foram protagonistas do processo atual. Porém, por falta de uma liderança alternativa, eles acabam direcionando o processo, amparados por seus aparatos, dirigentes e intelectuais.

A classe trabalhadora, a juventude popular, os trabalhadores precisam construir um novo partido. Um partido que nasça da luta social, das ruas, das lutas operárias e territoriais. Um partido revolucionário que lutará pela independência nacional, pela recuperação de tudo o que nos foi saqueado. Um partido revolucionário que tenha como objetivo acabar com o capitalismo no Chile e no mundo, para conquistar uma sociedade racionalmente organizada, onde os interesses humanos e da natureza estejam em primeiro lugar.

O MIT está determinado a construir esse partido. Fazemos parte de uma organização internacional, a Liga Internacional dos Trabalhadores, que tem partidos e organizações em diferentes países do mundo lutando pelo mesmo objetivo: a superação do capitalismo.

Convidamos você a construir o MIT, para lançar as bases para a construção de um partido revolucionário da classe trabalhadora e dos povos.

[1] O saque dos recursos da AFP (Fundos de Pensão e Aposentadorias) contempla leis que permitem o saque excepcional, em até três vezes, de parte dos recursos das respectivas contas individuais de capitalização de contribuições obrigatórias.