Em assembleia, categoria decidiu paralisar as atividades até o dia 1 de fevereiro, em defesa do reajuste do piso salarial | Foto: Sindiute/Divulgação
PSTU Ceará

PSTU Ceará

Cerca de 5 mil professores e professoras da rede municipal de Fortaleza (CE) se reuniram em assembleia geral na manhã de ontem, dia 26, na Escola de Tempo Integral Filgueiras Lima.

A categoria decidiu por unanimidade paralisar todas as atividades até a próxima quarta-feira, 01/02. Os professores lutam pelo reajuste do piso salarial sem parcelamento, por reposição das perdas de 2017, pela revogação da alíquota previdenciária de 14% para aposentados, carteira assinada para substitutos, revogação da reforma da previdência, dentre outras demandas.

Vale lembrar que em plena pandemia de covid-19, o prefeito José Sarto (PDT) aprovou, de forma truculenta, uma reforma da previdência que atacou servidores ativos e aposentados, retirando direitos dos trabalhadores, como o abono de 14% dos aposentados.

O Prefeito Sarto desrespeita a Lei do Piso Salarial do Magistério. O índice de reajuste é de 14,95%, retroativo a primeiro de janeiro. A prefeitura alega que realiza estudos orçamentários.

Por sua vez, os professores realizam hoje uma grande manifestação em frente ao Paço Municipal que vai sacudir a cidade em torno da defesa da educação pública. Também já está marcado um ato na Câmara Municipal na próxima quarta-feira, 01/02.

O PSTU apoia ativamente os trabalhadores em educação. Nos somamos a essa luta tão importante para garantir direitos históricos dos trabalhadores.

– Prefeito Sarto (PDT) pague imediatamente e sem parcelamento o reajuste do piso salarial dos professores!
– Sem piso, sem aula!
– Nenhum direito a menos!