Com a presença de cerca de 350 pessoas, o PSTU lançou suas candidaturas no Rio de Janeiro, no dia 6. O teatro da Universidade Cândido Mendes ficou lotado e demonstrou que a candidatura a deputado federal de Cyro Garcia já está na rua.
No Rio, além de Cyro, o PSTU vai lançar ao Senado a professora e militante histórica do movimento negro, Dayse Oliveira; a deputados estaduais Octacílio Ramalho, ex-diretor do Sindicato dos Bancários, Mariana Caetano, professora e dirigente do SEPE, Renato Gomes, dirigente do Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu, Ronaldo de Moraes, ex-diretor do Sindicato dos Bancários, e Luiz Salarini, professor e diretor do SEPE.

Estiveram presentes ao ato a candidata a presidente pela Frente de Esquerda, senadora Heloísa Helena; o vice César Benjamin; o candidato a governador do Rio Milton Temer e o vice Eliomar Coelho; o presidente do PCB, Ivan Pinheiro; os deputados do PSOL, Chico Alencar e Babá; e representantes de diversos sindicatos e ativistas do movimento popular.

A empolgação da militância tomou conta do evento. O fim de cada intervenção vinha acompanhado de uma palavra de ordem contra os governos do PT e PSDB e em apoio às candidaturas da frente.

Zé Maria, presidente nacional do PSTU, abriu o ato: “Estamos construindo uma nova ferramenta de luta para os trabalhadores e não podemos deixar de mencionar a importância das eleições nesse processo”.

Para Heloísa Helena, a constituição da frente é uma vitória. “O PT e o PSDB são duas faces da mesma moeda. Somos a esquerda que não se vende e não podíamos deixar de apresentar uma alternativa à classe trabalhadora nessas eleições”. Heloísa destacou também a importância da candidatura ao Senado de Dayse: “onde eu estiver, no Planalto ou dando aula, terei orgulho de ver Dayse senadora – uma mulher trabalhadora, negra e de luta”, disse.

A trajetória de luta de Cyro Garcia também foi destacada por todos os oradores, que fizeram questão de lembrar que, apesar das divergências políticas, o compromisso de Cyro com a classe trabalhadora já está mais do que provado.

“Precisamos avançar na organização dos trabalhadores. É preciso mudar essa página da história. Com a frente estamos ajudando a classe trabalhadora a avançar na sua consciência”, disse Cyro.

Na sua fala, Dayse disse que a sua candidatura será uma forma de retomar a história de uma parcela importante da população, o povo negro. “São mais de 400 anos de mobilização. É uma luta que não acabou em Palmares. Atravessou os séculos e se expressa em cada luta da classe trabalhadora. Temos que transformar a candidatura de Heloísa Helena em uma candidatura de raça e classe”, ressaltou.
Post author Jocilene Chagas, do Rio de Janeiro (RJ)
Publication Date