Durante o chamado “esforço concentrado” da Câmara, no último dia 4, os deputados não aprovaram as emendas reivindicadas pelas entidades do funcionalismo às medidas provisórias editadas pelo governo. As emendas retiravam os ataques embutidos pelo governo a vários direitos do funcionalismo.

Agora, os servidores federais se mobilizam para a inclusão das emendas no Senado, já que a MP deverá ser votada pelos senadores em outubro. No dia 5 os servidores realizaram também uma marcha unificada em Brasília que reuniu em torno de 2 mil pessoas. Na pauta de reivindicações, além das emendas, a garantia do reajuste à categoria no orçamento de 2007.

Previdência faz paralisação
Os servidores federais da Saúde e da Previdência Social de São Paulo, após paralisarem as atividades no dia 5, vão parar novamente no próximo dia 14. Além da aprovação das emendas, eles exigem o cumprimento do plano de carreira e de todos os acordos prometidos pelo governo durante a greve de 2005, ainda não cumpridos. Nos próximos dias 20 e 21 a categoria realiza uma paralisação nacional.

Judiciário Federal tem vitória
Após uma intensa mobilização, os servidores da Justiça Federal tiveram uma grande vitória no último dia 6, quando foi aprovado pelo Senado, após passar pela Câmara, a revisão do PCS (Plano de Cargos e Salários). O PCS é uma antiga reivindicação da categoria e minimiza o arrocho salarial dos servidores no último período.

Durante a semana de votação do PCS, os servidores realizaram uma paralisação nacional, proposta pelo Sintrajud-SP (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário de São Paulo), sindicato filiado à Conlutas que teve participação decisiva na mobilização e vitória
da categoria.
Post author
Publication Date