A fundação da Conlutas como uma nova entidade nacional foi um passo histórico na luta de classes do país. Este passo traz grandes desafios para os trabalhadores, a juventude e os movimentos sociais. Fundar uma entidade e aprovar seus estatutos é apenas o início. Depois do Congresso Nacional de Trabalhadores (Conat), é preciso concretizar e dar corpo ao que foi aprovado, construindo as coordenações de acordo,com seus critérios.

É hora de transformar a Conlutas em uma entidade de fato, construir suas estruturas, transformar as coordenações que já existem em direções regulares, ter sedes pelo país, ter finanças regulares. E tudo isso tem que ser feito de forma democrática e casado com as lutas.

O estatuto prevê que todas as coordenações (nacional, estaduais, regionais e municipais) devem ser formadas com representantes de cada sindicato, entidade, movimento ou oposição que aderir à Conlutas. Para isso, é preciso convocar reuniões que dêem origem a essas coordenações onde elas ainda não existem ou funcionam de forma ainda irregular.

A primeira reunião da coordenação nacional da Conlutas após o Conat está prevista para os dias 5 e 6 de junho.

Todos esses avanços são fundamentais para a Conlutas nesse momento. É preciso preencher os alicerces erguidos, concretizar em cada estado, cidade e região uma estrutura que garanta o funcionamento desta alternativa. Essa tarefa deve estar associada ao encaminhamento das mobilizações e campanhas do próximo período.
Neste momento, as principais tarefas no movimento são o apoio às greves e à campanha contra a reforma trabalhista do Super Simples (um projeto de lei do governo Lula), que é o início desta reforma. Nela se retiram direitos dos trabalhadores das pequeno e micro empresas como o décimo terceiro, as férias e a regularidade mensal dos salários.

Devemos apoiar com tudo as greves que estão ocorrendo, como professores de Santa Catarina, funcionalismo federal (Sinasefe, Fenasps, Unafisco) e outras. A campanha contra o Super Simples começará com a divulgação do primeiro jornal da Conlutas. Este jornal terá 1 milhão de exemplares e será distribuído já a partir da semana que vem. Nele virá a divulgação do Conat e o lançamento da campanha contra o Super Simples.
Post author
Publication Date