Passeata toma as ruas de Belém no 1º de Maio
Arquivo PSTU-PA

A Conlutas, à frente de 26 entidades de trabalhadores e estudantes, realizou um ato de 1° de Maio vitorioso em Belém. Sob o sol escaldante de Belém, o ato começou na Praça do Operário, em São Brás, seguido de uma passeata pelas avenidas Governador Magalhães Barata, Nazaré e Presidente Vargas, terminando na Praça da República, com cerca de 1000 participantes, empolgados com a organização vitoriosa. Ironicamente, os manifestantes da Conlutas passaram pelo ato da CUT, na Praça da República, que reuniu 50 participantes.

Ao final, vários representantes de entidades falaram contra as reformas neoliberais do governo Lula, como a nova reforma da Previdência e a reforma sindical e trabalhista. Denunciaram, também, os ataques às condições de vida e salário do governo de Ana Júlia (PT) contra o funcionalismo público e trabalhadores do setor privado, como os da construção civil.

Cleber Pacheco, representando a Conlutas, disse que “é na unidade dos trabalhadores que barraremos as reformas sindical e trabalhista do governo Lula, dos patrões e do FMI. Vamos unificar as campanhas salariais para conquistar vitórias dos trabalhadores”.

Atnágoras Lopes, falou pelo PSTU, dizendo que “a CUT deixou de existir para as lutas e se tornou correia de transmissão do governo federal e dos patrões. Nossa luta é contra o governo Lula e sua representante estadual, a governadora Ana Júlia. Nós estamos do lado dos trabalhadores. Chamamos todos os ativistas a avançarmos e organizarmos nossa luta nos canteiros de obra da construção civil, nas repartições públicas, nas empresas e nos organizarmos politicamente no PSTU e outros primeiros de maio vermelhos até o socialismo”.