PSTU-SP

Os professores e técnicos administrativos de ETECs e FATECs iniciaram sua greve no último dia 8 de agosto.

Os trabalhadores reivindicam a reposição de perdas salariais acumuladas (o governador oferece 6% de reajuste aos trabalhadores enquanto reajustou seu próprio salário em 50%), e a revisão do Plano de Carreira. É parte da luta na greve a defesa da educação pública e contra a privatização e sucateamento da educação promovido pelo governador bolsonarista Tarcísio de Freitas.

A categoria já fez duas greves de um dia esse ano, sem que houvesse nenhuma resposta por parte do governo estadual.

O mesmo governador que está tentando acabar com o livro didático em São Paulo, também tem seguido a cartilha histórica PSDbista de sucatear a educação, ceder parte dela à iniciativa privada e, agora, sua tentativa de colocar as escolas públicas ainda mais a serviço de uma educação subordinada ao mercado, pretende implementar um modelo de ensino profissionalizante paralelo ao modelo regular nas escola públicas, sem professores e estrutura adequada para isso, um ataque contra a educação técnica no estado.

Segundo Maria Guilherme, professora da ETEC e ativista da CSP-Conlutas, “apesar da lambança da direção do sindicato (na preparação do movimento) que já não gera confiança nas categorias que representa, a nossa greve está forte porque tem pautas essenciais”. A professora afirma que “nossa categoria (professores) não tem tido mais concurso e todas as contratações são temporárias e portanto precárias, o plano de carreira está defasado e as perdas salariais são muito superiores aos 6% que o governador está oferecendo. Na área dos técnicos administrativos essa realidade se repete. Além disso existe todo o ataque contra a educação no país e o no estado, particularmente à educação técnica”.

O PSTU se solidariza e apoia a luta dos professores, servidores e estudantes das ETECs e FATECs em defesa de valorização e contra os ataques dos governos.

Estudantes convocam mobilização para dia 11/08 contra os ataques à educação

No dia nacional do estudante os alunos de várias escolas, inclusive das ETECs e FATECs estão convocando uma mobilização contra os cortes e ataques à educação, tanto em escala estadual como nacional.

Não é só o Tarcísio que está promovendo ataques contra a educação. Na última semana o governo Lula, que mantém o Novo Ensino Médio apesar de toda mobilização contrária de professores e estudantes , cortou R$ 332 milhões do orçamento da Educação.

Essas medidas demonstram que, para atender os interesses de banqueiros e grandes empresários, os governos (tanto de Tarcísio, quanto Lula e qualquer outro), vão seguir atacando serviços públicos e cortando direitos.

É necessário unificar estudantes, trabalhadores e a população em uma só luta em defesa da educação pública e contra qualquer governo que a ameace.