Ato unifica categorias em luta no RioEm resposta aos ataques do governo Lula ao funcionalismo público, servidores das Universidades Federais, Ibama, Arquivo Nacional, Incra e Fundação Nacional de Saúde aproveitaram a visita do presidente ao Corcovado para realizar um ato unificado. A atividade foi marcada pelas bandeiras específicas das categorias e pela luta geral contra o PL 07/01 do PAC – que congela, até 2016, os salários de todo o funcionalismo.

Apesar do cordão de isolamento da Polícia Militar, Força Nacional de Segurança e Abin e das dificuldades de transporte e organização em razão da topografia local, o ato foi uma vitória marcante para todas as categorias presentes. Barrados pelos manifestantes, Gilberto Gil e Benedita da Silva foram obrigados a ouvir as reivindicações e o descontentamento dos trabalhadores. Do alto do Corcovado, Lula não pode deixar de ver, circulando o Cristo Redentor, o monomotor com a faixa que dizia “Lula, cumpra os acordos com os servidores”.

Iniciativa da Conlutas-RJ junto às categorias em luta, o ato unificado no Rio de Janeiro ocorreu na semana da Jornada de Lutas da CNESF (Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Federais) que, na quinta-feira, 14 de junho, incorporou-se ao ato do MST, com cerca de 18 mil trabalhadores nas ruas de Brasília.