Evento será promovido pelo PSTU do Rio de JaneiroOs 100 anos do Dia Internacional da Mulher será tema de um debate promovido pelo PSTU do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 7. Cecília Toledo, autora do livro Mulheres: o gênero nos une, a classe nos divide e membro da Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LIT-QI), e Vera Nepomuceno, militante do PSTU-RJ e dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação, vão falar sobre a história do 8 de Março e de sua importância hoje.

O evento acontece na sede do PSTU do Rio, na Rua da Lapa, 180, sobreloja. Durante a atividade, será exibido o curta Acorda Raimundo, Acorda!. O filme conta a história de um casal em que os papéis se invertem. Raimundo, o marido, toma conta da casa e dos filhos, enquanto Marta, a esposa, é um operário que sai para trabalhar e beber com os amigos.

8 de Março
Em 2010, completaram-se 100 anos de comemorações pelo Dia Internacional de Luta das Mulheres. Em 1910, na Dinamarca, na segunda Conferência Internacional das Mulheres Trabalhadoras, a revolucionária Clara Zetkin propôs que as mulheres de todo o mundo se unissem para lutar pelo direito ao voto, rumo ao socialismo. Em 1921, a Conferência das Mulheres Comunistas, da III internacional, determinou o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher.

Existe mais de uma versão para a origem da data. Uma delas é o 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário russo), em que as mulheres de Petrogrado fizeram uma grande manifestação. Em meio à guerra e à miséria, elas levantaram as bandeiras “Pão para nossos filhos” e “Tragam nossos maridos de volta das trincheiras”. Neste dia estourou a greve das costureiras e tecelãs de Petrogrado e, principalmente, a Revolução de Fevereiro.

As mulheres russas conquistaram mais direitos no início do século XX, do que as mulheres de muitos países capitalistas até a atualidade. Foi conquistado, entre outras coisas, o direito a votar e ser votada para os cargos públicos.

As primeiras medidas para as mulheres foram a abolição das leis que colocavam as mulheres em situação inferior aos homens, e a liberação das mulheres do trabalho doméstico, com criação de creches, lavanderias e restaurantes públicos. Assim elas puderam ter um amplo acesso à educação e ao trabalho.

LEIA TAMBÉM:

  • As origens do Dia Internacional da Mulher
    O surgimento da data está ligado ao movimento socialista e à atuação militante das mulheres