Pérola
“Sem a revolução o que teríamos hoje?”

MARCO AURÉLIO, ministro do Supremo Tribunal Federal, defendendo o golpe militar de 1964, que ele chama de “revolução”, durante uma palestra na Universidade de Guarulhos. O ministro já disse também que o golpe foi “um mal necessário” (Brasil Atual 20/10).

OBSCURANTISMO REPUBLICANO – O candidato republicano ao Senado no estado de Indiana, Richard Mourdock, declarou no último dia 23 que a gravidez resultante do estupro faz parte do “desejo de Deus”.

DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO – Já no Uruguai foi homologada a lei que permite a realização do Aborto. O Uruguai é o primeiro país da América do Sul a descriminalizar o aborto.

CÓLERA NO HAITI
Um estudo realizado pelas Nações Unidas confirmou o que praticamente todo haitiano já sabia: a epidemia de cólera, que assolou o país em 2010, foi trazida pela Missão das Nações Unidas para Estabilização (Minustah), comandada pelo Brasil. Na época, mais de 7,5 mil haitianos morreram vítimas da doença. Segundo o estudo, o vírus foi introduzida por soldados do Nepal membros da Missão da ONU. A investigação da origem foi realizada através da análise da sequência completa do genoma do vírus da cólera presente no país caribenho. Na época, a Batay Ouvrie, organização popular sindical haitiana, já denunciava a Minustah por ter contaminado o país.

CERCO CONTRA USTRA
A Justiça Federal em São Paulo aceitou outra denúncia de sequestro e tortura contra o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, que comandou o Departamento de Operações de Defesa Interna-Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) de São Paulo no começo dos anos 1970. Ustra é acusado de estar envolvido no sequestro e no desaparecimento de Edgar de Aquino Duarte, ex-fuzileiro naval na juventude que em, 1964, logo após o golpe militar, foi expulso das Forças Armadas, acusado de oposição ao regime.

NÃO VALEU
Com base na tese de que houve compra de votos no caso do mensalão, o juiz da 1ª Vara da Fazenda de Belo Horizonte (MG), Geraldo Claret de Arantes, decidiu anular os efeitos da Reforma Previdenciária de 2003 e restituir o benefício integral da viúva de um pensionista. A sentença é uma das primeiras a citar textualmente o julgamento da Ação Penal 470, no qual a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que parlamentares da base aliada ao primeiro governo do ex-presidente Lula receberam somas em dinheiro para apoiar os projetos da situação.

APARTHEID PALESTINO
Uma pesquisa realizada pelo instituto Dialog, com a população de Israel, pôs a nu as consequências da ideologia sionista. A pesquisa mostrou que a maioria da população de Israel é antipalestina, ultranacionalista, racista e defende posições muito próximas do fascismo. A maioria, 58%, reconhece que Israel pratica o apartheid contra os palestinos. A maioria (49%), quer que o Estado trate melhor os cidadãos judeus do que os palestinos. Dos entrevistados, 42% não desejam morar em prédios com vizinhos palestinos. A mesma porcentagem não aceita que seus filhos estudem em salas de aula frequentadas por crianças palestinas. Gideon Levy, do jornal Haaretz, foi duro em seu diagnóstico. Para ele a sociedade israelense está “muito, muito doente”. “Somos racistas, os israelenses estão dizendo, praticamos o apartheid e até mesmo queremos viver num Estado que pratica a segregação. Sim, isto é Israel”, escreveu.

Post author
Publication Date