Nesta quarta, dia 26, será realizado um grande protesto nas ruas do centro e regiões importantes da cidade em protesto à política habitacional da Prefeitura de São José dos Campos (SP).

Moradores de 11 bairros ameaçados pelo governo Eduardo Cury farão um “trancaço“ no centro da cidade e, pelo menos, 4 passeatas distintas bloquearão ruas e avenidas como Nelson D´Ávila, João Guilhermino, Quinze de Novembro, Rui Barbosa, São José e Pedro Alváres Cabral.

A estimativa é de que até 3 mil manifestantes possam participar do “dia de protesto“. Desde às 7h30, as pessoas vão tomar as ruas. Por volta das 9h30 haverá uma concentração de todos os manifestantes na Praça Afonso Pena, de onde eles irão até a Prefeitura.

A manifestação está sendo organizada pelo Comitê em Defesa do Banhado e a sua Gente, que reúne moradores ameaçados de perder suas casas por ações da Prefeitura.

Faxina social
Em São José há atualmente cerca de 90 bairros ameaçados de desapropriação, despejo ou desocupação. É o caso do Jardim Mesquita, Santa Cruz, Martins Guimarães, Pinheirinho, entre outros.

“A situação é resultado da política habitacional da prefeitura, que tem posto em prática uma verdadeira faxina social. Famílias pobres estão sendo obrigadas a sair de suas casas para dar lugar a prédios e condomínios de luxo“, disse um dos coordenadores do Comitê, Valdir Martins, o Marrom, da ocupação do Pinheirinho.