Redação

Organizações da comunidade árabe-palestina e da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), juntamente com diversas organizações em solidariedade ao povo palestino, arrancaram em mobilização unificada vitória histórica nesta segunda-feira (3/4): o cancelamento da Feira das Universidades Israelenses na instituição. Integrando a Frente em Defesa do Povo Palestino, o PSTU e o movimento da juventude socialista e revolucionária Rebeldia estiveram presentes ao ato que barrou a cumplicidade com o apartheid sionista na Unicamp.

Apesar dos inúmeros apelos e cartas de repúdio da comunidade palestina e organizações solidárias, bem como dos protestos de estudantes, docentes e trabalhadores em geral, o reitor Antonio José de Almeida Meirelles (Tom Zé) havia decidido arbitrariamente manter a realização da Feira das Universidades Israelenses na Unicamp. Não teve outra saída que não recuar diante do repúdio generalizado.

Destaque para a atuação decisiva de estudantes e docentes, enfim, trabalhadores e trabalhadores da instituição, que ouviram e fizeram eco aos apelos de palestinos e palestinas.

Que o exemplo da Unicamp inspire a juventude e a classe trabalhadora a garantir o fim de toda forma de cooperação com o Estado racista de Israel.
A vitória histórica é exemplo do que mobilização unificada pode alcançar. Chamamos todos e todas a seguir mobilizados e fortalecer a solidariedade internacional com o povo palestino, exigindo a ruptura de convênios com o apartheid israelense em universidades, mas também que os governos Lula, estaduais e municipais promovam embargo militar a Israel, bem como o cancelamento de todos os vergonhosos acordos entre Brasil e o Estado sionista.

O PSTU saúda a gigantesca vitória e mantém o compromisso histórico com a resistência heroica palestina de que seguirá em luta até a Palestina livre do rio ao mar!