Além da intransigência da prefeitura de Osasco, a Ocupação Esperança sofre com ameaças de morte feita contra as suas lideranças. Leia abaixo o comunicado divulgado pelo Movimento Luta Popular

Somos aproximadamente 1000 famílias na Ocupação Esperança, organizada junto com o Movimento Luta Popular em Osasco. A Ocupação é num terreno particular do bairro Santa Fé e tá de pé desde 23 de agosto.
 
Ameaça de morte
Além da insensibilidade da prefeitura, o movimento enfrenta outro tipo de grave dificuldade. Nessa última semana, moradores da ocupação foram interpelados por homens armados durante a noite, perguntando por supostos líderes do movimento. Pediram para passar recados ameaçando a militância de morte, afirmando que terão de sair do terreno.
 
A Ocupação Esperança tá em alerta, e tem recebido solidariedade de uma série de outros grupos e organizações parceiras. É muito importante que a soma na vigília noturna que já tamo recebendo de diferentes apoiadores, com câmeras em punho, se mantenha.
 
Ressaltamos que todas as esferas de governo, na medida em que não resolvem os problemas habitacionais das famílias, são responsáveis por qualquer violência que aconteça dentro da ocupação.
 
Numa luta que questiona diretamente a propriedade privada, os inimigos que fazemos são muitos, muito poderosos e portadores de toda a sorte de interesses. Mas não nos intimidaremos!
 

 
Negociação
O proprietário do terreno – que não cumpria sua função social e tem acúmulo de dívidas – já entrou com pedido de reintegração de posse. Só que em audiência realizada em 18 de setembro, a justiça concedeu uma suspensão de 30 dias no processo de avaliação do pedido da liminar. O prazo foi estipulado por existir disposição do proprietário em vender o imóvel caso a prefeitura e a Caixa Econômica façam proposta de compra – o que poderia evitar um trágico despejo.
 
Já a prefeitura de Jorge Lapas (PT), ficou bom tempo sem dar qualquer resposta, responder e-mail ou atender telefone. No dia 3 de outubro, fizemos um ato com centenas de pessoas que ocupou (pela segunda vez) a Câmara dos Vereadores e foi até a prefeitura.
 
Só assim conseguimos arrancar uma reunião com representantes da prefeitura. Estes se comprometeram (como já haviam feito dia 10 de setembro) que vão marcar reunião junto com a Caixa, o movimento popular, e a própria prefeitura. Disseram dar resposta do agendamento da reunião até terça-feira, 8 de outubro. Esperamos que já saibam que caso a resposta não venha, iremos buscá-la.
 
Continuaremos a luta da Ocupação Esperança e de quantas outras ocupações forem necessárias pra que os mais pobres possam ter onde morar.
 
Viva a luta dos de baixo!
 
VEJA MAIS