`FotoAdeus, Lenin!
Direção: Wolfgang Becker. com Daniel Brühl e Katrin Sa
Alemanha, 2003

“Adeus, Lenin!” é imperdível. Apresentando pela grande imprensa como uma crítica ao comunismo e uma sátira ao fim das ideologias, o filme, na verdade, é uma impressionante crítica ao estalinismo e à reconstrução do capitalismo na ex-Alemanha Oriental.

A história parte de uma idéia pra lá de inusitada. No final de 1989, uma fervorosa defensora do sistema — que, ao mesmo tempo, se dedicava a escrever cartas e mais cartas tentando corrigir os muitos desvios burocráticos do sistema — sofre um enfarte e entra em coma ao ver seu filho ser brutalmente reprimido em uma manifestação contra o Muro de Berlin. Passam-se oito meses. A mulher sai do coma e o filho é orientado pelos médicos a não expô-la a qualquer emoção forte.

Contudo, há um problema: no período em que esteve em coma, Erich Honecker foi afastado, o Muro caiu, a Alemanha foi unificada e o capitalismo começava a avançar a largos passos. Nesta situação, o filho decidi omitir tudo isso e recriar, no apartamento, o antigo regime, como se nada houvesse acontecido.

Nessa recriação do “socialismo real”, com extremo bom humor, o diretor cria situações hilárias, particularmente através dos programas e noticiários que o dedicado filho cria com a ajuda do amigo cineasta.

Nem burocratas, nem capitalistas

A situação absurda serve para expor o não menos absurdo mundo dirigido pela burocracia estalinista: o racionamento permanente, a falsificação da história, a censura, a falta de liberdades democráticas, etc.

Mas não só isso. O diretor também desmascara as mazelas impostas pela reintrodução do capitalismo na Alemanha Oriental: a filha universitária torna-se atendente de um fast-food, o desemprego cresce, a assistência social desaparece e ex-burocratas tornam-se corruptos capitalistas.

Longe de ser uma contundente defesa do socialismo (há uma certa tendência anarquista), o filme é um empolgante ataque àquilo que a burocracia e o capitalismo têm de pior.
Post author
Publication Date