Para organizar a luta na Copa, resistir contra suas injustiças e exigir mais saúde, educação e transporte públicos com qualidade, diversas entidades do movimento social, sindical, popular e estudantil convocam um amplo encontro nacional para o dia 22 de março em São Paulo.

O objetivo das entidades é construir uma unidade para fortalecer todas as lutas que estão em curso e aquelas que ainda virão. Desta forma, o encontro será uma boa oportunidade para buscar a unificação dos calendários e bandeiras e realizar grandes manifestações durante o período da Copa do Mundo.

A convocação do encontro já começou a ser realizada. Nos próximos dias, as entidades levarão a convocação para as bases das categorias em que atuam. Também serão produzidos cartazes, adesivos e um jornal de divulgação nacional para convocar o encontro e servir como um instrumento para o debate.

O governo vai gastar R$ 30 bilhões na construção de estádios para a Copa. Isso representa quase a metade do que é gasto com educação no país. “Os trabalhadores gostam de futebol, mas não dá pra concordar com esses gastos e a corrupção que os governos e FIFA tentam esconder. Torcer pelo Brasil é lutar por saúde, educação e transporte públicos e contra as injustiças da Copa”, afirma Atnágora Lopes, da CSP-Conlutas, uma das entidades que organizam o encontro.

Para o sindicalista o governo não atendeu nenhuma reivindicação dos protestos de junho. “Por isso, é necessário retomar as grandes mobilizações e cobrar o atendimento das demandas populares. Queremos unificar a lutas travadas pelas categorias, sindicatos, movimento popular e a juventude para construir uma mobilização conjunta durante a Copa. Esse é a razão deste encontro”.

O que as entidades que convocam o encontro defendem

  • Chega de dinheiro para a copa, FIFA e para as grandes empresas! Recursos públicos para a saúde e educação! 10% do PIB para a educação pública já! 10% do orçamento federal para a saúde pública já!
  • Chega de dinheiro para os bancos! Suspensão imediata do pagamento das dívidas externa e interna! Dinheiro para a moradia popular e para o transporte coletivo! Tarifa zero já! Transporte e moradia são direitos de todos!
  • Chega de arrocho salarial e desrespeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras! Fim do fator previdenciário! Aumento das aposentadorias! Anulação da reforma da previdência de 2003 e do Funpresp!
  • Respeito aos direitos dos t rabalhadores assalariados do campo e agricultores familiares! Reforma agrária e prioridade para a produção de alimentos para o povo!
  • Chega de privatizações! Reestatização das empresas privatizadas! Petróleo e Petrobras 100% estatal! Estatização dos transportes!
  • Basta de machismo, racismo e homofobia!
  • Basta de violência, repressão e criminalização das lutas sociais! Desmilitarização da PM! Arquivamento de todos os inquéritos e processo contra movimentos sociais e ativistas! Liberdade imediata para todos os presos! Revogação das leis que criminalizam a luta dos trabalhadores e da juventude! Ditadura nunca mais!