Nesta quarta-feira, 24, Zé Maria, pré-candidato do PSTU à presidência da República, foi a São José dos Campos (SP). Ele visitou e conversou com milhares de trabalhadores em reuniões e encontros.

Além disso, deu entrevista a sete rádios. A visita foi noticiada por três jornais da região. Entre eles, o Vale Paraibano, principal publicação do Vale.

Em entrevista ao Jornal do Metalúrgico, órgão oficial do Sindicato dos Metalúrgicos e Região, Zé Maria explicou sua visita. “Viemos aqui para conversar com dirigentes sindicais e trabalhadores sobre a alternativa socialista do PSTU para as eleições de outubro. Queremos construir uma candidatura voltada aos interesses da classe trabalhadora”, disse.

E completou: “O Brasil é um país rico. Na verdade, um dos mais ricos do mundo. No entanto, temos uma legião de desempregados, caos na saúde, educação de baixa qualidade e falta de moradias. Isso acontece porque a riqueza do país é apropriada por grandes empresários e banqueiros”.

No final da manhã, ele se reuniu o movimento popular no Pinheirinho, ocupação que existe desde 2004, onde almoçou, em seguida, com os moradores. À tarde, o encontro foi com sindicalistas do Vale Paraíba, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

O pré-candidato do PSTU a deputado federal, Antônio Donizetti Ferreira, o Toninho, participou das atividades com Zé Maria. Toninho foi candidato a prefeito em São José em 2008, quando recebeu 3,47% dos votos.

Também estiveram presentes os pré-candidatos a deputados estaduais, Valdir Martins, o “Marrom”, um dos líderes da ocupação Pinheirinho; Renato Bento Teixeira, metalúrgico da GM; e Rogério, trabalhador metalúrgico de Caçapava.

Para fechar o dia e sua visita, uma confraternização na sede do partido serviu para apresentar o pré-candidato. Cerca de 100 pessoas compareceram. Entre elas, aqueles que não puderam estar nas atividades durante o dia.