Numa semana marcada pelo caos no Rio de Janeiro, que matou mais de duzentos trabalhadores, o pré-candidato do PSTU à presidência, Zé Maria, visitou a Baixada Fluminense. Acompanhado por Renato Gomes, pré-candidato do partido à Assembleia Legislativa do Rio, iniciou a visita noticiada pela imprensa local, em Nova Iguaçu, onde conversou com comerciários e bancários.

Em Duque de Caxias, saudou a assembleia do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública (Sepe-RJ) e a luta dos profissionais da educação municipal contra o prefeito Zito (PSDB).

Zé Maria encerrou a visita com um ato no final do dia, que reuniu cerca de 150 ativistas. Estiveram presentes, além de Renato Gomes, os pré-candidatos do PSTU ao Senado, Heitor Fernandes; a deputado federal, Carlão; e ao governo do Estado, Cyro Garcia.

Cyro Garcia destacou a importância do evento: “aqui apresentamos a proposta do PSTU, uma alternativa socialista para as eleições”. Renato Gomes afirmou: “queremos construir uma candidatura voltada aos interesses da classe trabalhadora, contra a exploração dos patrões e as opressões, uma candidatura que esteja a serviço das lutas”.

Encerrando o ato, Zé Maria completou: “no Brasil, enquanto banqueiros e empresários enriquecem a custa da superexploração apoiada pelo governo, os trabalhadores estão desempregados, sofrendo com a precariedade da educação, da saúde, das moradias, com as enchentes. É preciso governar não com a burguesia, e sim com os trabalhadores para garantirmos melhorias reais nas condições de vida da população”. Ele foi calorosamente aplaudido pelos presentes.