No dia 26, ocorreu o debate “Desafios da esquerda frente ao Governo LULA”, Plínio de Arruda Sampaio Júnior (Correio da Cidadania), José Domingues (ANDES), Cyntia Silva (Movimento de Iniciativa Socialista, de Florianópolis – SC) e José Maria de Almeida (ex-candidato à Presidência da República pelo PSTU). Zé Maria afirmou que o PT abandonou a perspectiva de transformação social no país e que, nesse contexto político e econômico, novos desafios se apresentam para a esquerda, no sentido da construção de um forte partido socialista e revolucionário. Ele propôs a realização de um Seminário Nacional, ao lado de encontros regionais, para que os setores da esquerda possam discutir a questão.

Plínio Sampaio iniciou sua exposição destacando o PSTU como referência para o debate na esquerda brasileira e afirmou que Lula não fará qualquer reforma que a classe trabalhadora não pudesse conquistar com seus próprios esforços.
Também neste sentido, José Domingues considerou que, se no governo anterior era necessário mobilizar a classe trabalhadora, no atual será preciso muito mais.
Post author
Publication Date