Em Minas Gerais, Zé comparou mineradoras com colonizadores; no Rio, ato reuniu cerca de 300 pessoasDo dia 21 à 24 de abril, Zé Maria esteve em Minas Gerais, junto com Vanessa Portugal, pré-candidata ao governo do estado. Além da capital Belo Horizonte, o pré-candidato do PSTU à Presidência da República esteve nas cidades de São João Del Rei, Mariana e Itajubá. Em São João, participou de um ato com mais de 2 mil professores em greve.

No dia do descobrimento do Brasil, Zé Maria comparou a mineradora aos colonizadores que saquearam as riquezas do país. Durante a visita, um manifesto foi entregue à
imprensa.

Ele defendeu a reestatização da Vale sob controle dos trabalhadores. “Apesar de usar as cores da nossa bandeira, a Vale é uma empresa controlada por grandes bancos, como o JP Morgan e o Citibank”, explicou. “Ela age como qualquer outra multinacional, o que vale é o lucro”, afirma.

Rio de janeiro
O ato que apresentou as pré-candidaturas de Zé Maria à Presidência e de Cyro Garcia ao governo do Rio de Janeiro reuniu cerca de 300 pessoas na noite de uma quarta-feira, dia 14, na capital fluminense.

O evento aconteceu uma semana depois da calamidade que afetou os trabalhadores do Rio. Por culpa do descaso dos governos, as chuvas provocaram caos e tragédia na vida do povo pobre das favelas.

Cyro Garcia dedicou parte da sua fala à denúncia dos verdadeiros responsáveis pelas mortes após as chuvas. “É com muita revolta e com muita indignação que a gente tem que se referir a este fato”, disse Cyro.

Zé Maria concentrou sua fala no debate sobre a necessidade de os trabalhadores governarem. Defendeu que a esquerda socialista tem o dever de apresentar uma candidatura para combater tanto Dilma, candidata de Lula, quanto a direita tradicional, representada por José Serra. “Lula não vai fazer as mudanças, vai governar para os patrões, mas não queremos a volta da direita tradicional”, declarou. Zé disse ainda que “o PSTU, ao apresentar suas pré-candidaturas, pretende encarar este desafio”.

Post author Da redação
Publication Date