No dia 27 de julho, o diretor da Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais José Maria de Almeida, apresentou seu afastamento da Executiva da central. Diante da adaptação ao governo e ao próprio Estado que a CUT sofreu nos últimos anos, ZIniciamos na base dos sindicatos onde estamos presentes, o debate para desfiliação da CUT. A Federação da qual sou diretor iniciou esta discussão em seu último congresso, seguida de mais 16 sindicatos de Minas Gerais. Este gesto vem sendo acompanhado por vários sindicatos, que representam trabalhadores do setor público e privado em todo o país.

As razões desse nosso gesto estão nas transformações vividas pela CUT, particularmente depois da posse de Lula. A partir dos compromissos com a base do governo (PT e PCdoB), a Central passa a apoiar o modelo econômico implantado por Lula e sua equipe, que segue o mesmo modelo econômico do FMI contra o qual lutamos desde que fundamos a CUT.

Decepcionados, os trabalhadores buscam o caminho da luta para seus problemas e encontram a CUT na trincheira oposta, defendendo o governo. O discurso de dirigentes da CUT, contra a política econômica, mas a favor do governo, só torna mais grotesca a situação. Como ser contra o massacre dos trabalhadores e ser a favor de quem está massacrando?

É preciso avançar na construção de uma alternativa. É esse o esforço que várias entidades e movimentos sociais estão fazendo, com a organização da Conlutas. Uma Coordenação onde participam entidades filiadas à CUT ou que não são filiadas a nenhuma central, e que tem se constituído como um espaço de luta contra as reformas de Lula e seu modelo econômico.

Afasta-se junto comigo a companheira Vera Guasso, gesto que deve ser acompanhado por nossos companheiros que ocupam cargos nas instâncias estaduais da CUT. O pedido é de afastamento e não demissão, para respeitar o tempo necessário para que esta discussão chegue até a base que representamos na CUT.

São Paulo, 27 de julho de 2004

Post author Zé Maria – diretor da Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais
Publication Date