No dia do Descobrimento, pré-candidato do PSTU compara Vale com os colonizadores. “Agnelli e os acionistas agem como os portugueses que chegaram aqui em 1500”, criticaNesta sexta, em visita à cidade de Itabira, berço da Vale, o pré-candidato do PSTU à Presidência, José Maria de Almeida, defenderá a reestatização da mineradora. “Apesar de usar as cores da nossa bandeira, a Vale é uma empresa controlada por grandes bancos, como o JP Morgan e o Citi”, explicou. “Ela age como qualquer outra multinacional, o que vale é o lucro”, afirma.

No mesmo dia em que se comemora o descobrimento do Brasil, Zé Maria criticou o saque dos recursos do país, como o minério de ferro e o petróleo. Para ele, a Vale usa o Brasil e os brasileiros, como nos tempos da colônia. “Agnelli e os acionistas agem como os portugueses que chegaram aqui em 1500, deixavam bugigangas e levavam nossas riquezas”, comparou. Um exemplo, para Zé Maria, é o pagamento irrisório de royalties aos municípios mineradores.

A empresa não se preocupou com o impacto que essas cidades sofreriam com as demissões no auge da crise econômica, em janeiro de 2008. “Na ocasião, estive em Itabira numa passeata que uniu os moradores e os trabalhadores em defesa dos empregos”, lembrou Zé Maria.

O pré-candidato sustenta: “Com os lucros da Vale desde a privatização, em torno de 45 bilhões de dólares, seria possível assentar todas as famílias sem terra do Brasil”. O PSTU defende a reestatização das empresas privatizadas, como Embraer e CSN, sob controle dos trabalhadores. O partido defende um programa de ruptura com o capital estrangeiro, para garantir uma segunda independência do Brasil.

Apoio às mobilizações dos atingidos pela Vale
Segundo o pré-candidato, o que torna a Vale uma das maiores empresas do setor é a superexploração sobre os trabalhadores, daqui e de outros países, como Moçambique e Canadá. Entre 12 e 15 de abril, trabalhadores da Vale de todo o mundo estiveram no Rio de Janeiro, no Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale, onde organizaram a luta contra os danos causados pela mineradora.

Zé Maria fez campanha em Minas durante essa semana, com a pré-candidata ao governo do Estado, Vanessa Portugal. Após reuniões em Itabira e Congonhas, ele encerra a visita com atividades neste sábado, em Itajubá.

  • Siga o Zé Maria