Zé Maria participa, nesta segunda-feira, 17, de um debate entre os pré-candidatos à presidência da República no Rio de Janeiro. A atividade abre a V Semana de Integração Acadêmica promovida pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ele vai dividir a mesa com Plínio de Arruda Sampaio, pré-candidato pelo PSOL, e com Eduardo Serra, do Comitê Central DO PCB, que vai representar o pré-candidato de seu partido, Ivan Pinheiro. José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) também foram convidados, mas não confirmaram presença.

“Este tipo de evento ajuda a romper o boicote da mídia às candidaturas menores, como a nossa, que não tem parceria com empresas e banqueiros para fazer campanhas milionárias”, diz Zé Maria. “É importante que os trabalhadores e a juventude saibam o que os candidatos estão defendendo, mas ao apresentar apenas alguns, a burguesia impede que eles tomem conhecimento dos programas e possam escolher”, concluiu.

Zé Maria também destaca a importância de debater um projeto de educação pública, gratuita e de qualidade. “O governo Lula foi inimigo do ensino, promoveu a expansão das universidades privadas e continuou sucateando as públicas, exatamente como fazia FHC. Mas não é só isso, seu projeto do ReUni é o maior ataques à educação pública no país”, afirma.

No Rio de Janeiro, Cyro Garcia é o pré-candidato ao governo do Estado. “Estamos montando uma alternativa socialista, sem financiamento de empresários e com um programa de ruptura, que apresente uma saída para a juventude, os trabalhadores e o povo pobre”, apresenta Zé Maria.

O debate terá a moderação do professor Marcelo Braz. O evento começa às 10h20, no Auditório Manoel Maurício de Albuquerque, que fica no campus da Praia Vermelha.