A pressão das candidaturas dos grandes partidos e da grande mídia é para que as pessoas votem nos mesmos políticos de sempre. Mas todo o processo eleitoral é antidemocrático, onde os candidatos dos grandes partidos contam com amplos recursos financeiros, além de um enorme espaço na mídia.

Qual é a importância de votar nas candidaturas que se colocam no campo da classe trabalhadora? Qual é a utilidade de votar num candidato de luta, socialista, se ele não tem tempo de TV nem recursos e não ocupa os primeiros lugares na pesquisas?
Mas perguntamos: qual é a utilidade de votar num candidato que vai continuar governando para os grandes magnatas do país?

Voto útil é votar num candidato que está a serviço dos interesses dos trabalhadores e não dos patrões. Voto útil é fortalecer uma alternativa que apresenta outra forma de organizar a nossa sociedade e uma forma bem diferentes de governar o país. A campanha de Zé Maria defende um governo da classe trabalhadora que faça as mudanças necessárias na estrutura econômica, política e social, abrindo caminho para uma transição socialista. Isso é bem diferente de um governo com os banqueiros e grandes empresários como faz Lula.

Um voto em Zé Maria , portanto, representa um voto em defesa de um programa dos trabalhadores. Significa o fortalecimento de um projeto socialista para a sociedade. Também significa um ponto de apoio muito importante para as lutas que os trabalhadores farão depois das eleições.

Podemos sim governar o país para os trabalhadores transformá-lo, ao invés de fazer alianças com José Sarney, Collor e Renan Calheiros. As mudanças necessárias só vão acontecer com o povo na rua, mobilizado e organizado, que dará ao governo muito mais força para realizar as mudanças de que o país precisa do que qualquer “bases de sustentação” no Congresso.

É este o desafio que propomos aos trabalhadores e jovens deste país por meio de nossa candidatura à Presidência da República. Não temos a ilusão de que esse objetivo possa ser atingido com o jogo de cartas marcadas das eleições. Mas somos conscientes de que o processo eleitoral é importante para a disputa política pela consciência e pelo voto dos trabalhadores para fortalecer uma perspectiva socialista e transformadora para o Brasil.

Ajude a fortalecer um projeto da classe trabalhadora. Vote Zé Maria presidente!
Post author da redação
Publication Date