Voto nulo porque não se pode acreditar nas promessas desses partidos em seus programas eleitorais. Não se pode deixar enganar por campanhas caríssimas, pagas com dinheiro roubado dos cofres públicos e doados pelas grandes empresas, que vão cobrar depois os favores das prefeituras. Os candidatos prometem o que os publicitários lhes dizem o que os eleitores querem ouvir, exatamente como se estivessem vendendo sabonetes ou cerveja. Depois das eleições, vão dizer que encontraram a prefeitura quebrada, e não vão poder “imediatamente” cumprir suas promessas. Assim prepararam novas mentiras para as próximas eleições.

Voto nulo porque as esperanças que existiam no PT se foram. Nem se pode mais usar o argumento do “pouco tempo de governo” porque já se aproxima a marca dos dois anos. E qual foi a mudança real do país neste período? O superávit primário é maior, o salário continua mínimo, o desemprego máximo.

Voto nulo porque não esqueço o que foram os governos do PSDB e PFL. Ainda me lembro da bronca popular com as privatizações de FHC, com o arrocho salarial, o desemprego. A decepção com o governo Lula não pode me levar a achar que o PSDB é melhor agora.

Voto nulo porque o PMDB esteve no governo FHC e agora está no governo Lula. É o partido de todos os governos, de Orestes Quércia, de Garotinho, dos escândalos de corrupção.

Voto nulo porque o PPS e o PSB integram o governo Lula. Em nível municipal, muitas e muitas vezes, expressam o setor mais à direita da burguesia.

Voto nulo porque , durante a greve bancária e todas as lutas do último período, nenhum destes partidos veio apoiar a luta dos trabalhadores. Ao contrário, estavam ao lado dos banqueiros, como o governo Lula.

Voto nulo porque todos estes partidos, seja da base de apoio do governo, seja da oposição de direita, disputam duramente nas campanhas eleitorais, mas têm o mesmo programa para o país, o programa do FMI.

Voto nulo porque, depois das eleições, eles estarão juntos para negociar a Alca, impor as reformas Sindical e Trabalhista, e manter este modelo econômico neoliberal.

Voto nulo, porque não acredito nesses partidos e nessas eleições. Só a luta muda a vida. E, por isso, além de votar nulo, vamos organizar uma grande marcha a Brasília no dia 25 de novembro contra as reformas neoliberais do governo, apoiadas por esses partidos.
Post author
Publication Date