Minas Gerais
Governadora: Vanessa Portugal
Vice: Oraldo Paiva

Vanessa tem 40 anos, é casada e formada em biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora das redes municipais de ensino de Belo Horizonte e de Betim, diretora do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de BH (Sindrede-BH) e fundadora da Conlutas. É presidente regional do PSTU, ao qual está filiada desde 1997. Já representou o partido nas eleições de 2002, 2004, 2006 e 2008. Vanessa defende que o estado de Minas seja governado para trabalhadores, e não para as grandes empresas como é feito hoje. Para isso, defende a reestatização da Vale, CSN e demais empresas privatizadas e o não pagamento da dívida do estado para investir em saúde, educação e moradia públicas.

Rio Grande do Sul
Governador: Julio Flores
Vice: Vera Rosane

É dirigente das lutas dos professores e bancários. Durante os anos 1980, trabalhou no Banco Meridional, onde foi ativista das grandes greves da categoria e da luta contra a privatização do banco. Foi diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Desde 2000, ajuda a organizar a oposição de esquerda no Cpers (sindicato da educação). É professor de matemática das redes municipal e estadual.

São Paulo
Governador: Luiz Carlos Prates “Mancha”
Vice: Eliana Ferreira

Metalúrgico, eletricista de manutenção. Mancha tem 54 anos, é casado e tem três filhos. Começou sua militância no final da década de 1970, na Universidade Federal de São Carlos, nas lutas estudantis contra a ditadura militar. Em 1983, já como metalúrgico, participou das grandes mobilizações operárias em São Paulo e do Movimento de Oposição Metalúrgica, o MONSP. Depois, começou a trabalhar na GM de São José dos Campos e se transformou num dos principais representantes dos trabalhadores da região. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e, atualmente, é secretário geral da entidade. Foi da Secretaria Nacional da Conlutas e, agora, integra a Executiva da Conlutas-CSP, Central Sindical, Popular e Estudantil.

Rio de Janeiro
Governador: Cyro Garcia
Vice: Miguel Malheiros

Uma das lideranças mais importantes dos bancários do Rio e um dos dirigentes nacionais da Conlutas. Cyro foi deputado federal e presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Fundador do PSTU, atualmente é seu presidente estadual. É funcionário do Banco do Brasil e professor universitário, além de bacharel em direito pela UFRJ e mestre em história pela UFF.
Post author
Publication Date