A comemoração da chapa 1 continuou no sábado, no bloco Acorda Peão, dos metalúrgicos de São José dos Campos. Outros blocos, como o Engole Sapo e o Estrela Vermelha também tiveram temas políticos e sobre a situação nacional.
O Acorda Peão trouxe no seu quinto desfile a marchinha “Tudo Mudou”, com letra do secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos, Renato Bento Luís. Um dos versos mais cantados pelos cerca de 300 foliões foi o que exigia de Lula um plebiscito oficial sobre a ALCA. O Acorda Peão também protestou contra a guerra, satirizando Bush e queimando a bandeira dos Eua.
O bloco Estrela Vermelha desfilou com 50 foliões, todos do PT. O racha do “Acorda Peão” fez um samba-louvação com a história de Lula. “É uma ruptura ideológica com o PSTU na área cultural”, disse Célio Chaves, assessor da deputada federal Angela Guadagnin (PT). O Engole Sapo, no 13º ano, desfilou esvaziado. Os cerca de 30 componentes cantavam o samba do bloco, fundado com uma postura à esquerda mas agora alinhado à administração tucana da cidade.

Veja aqui a letra do samba
Post author
Publication Date